Diante de um relacionamento já desgastado e incerto em termos de futuro com a Honda, o nome de Marc Márquez tem sido constantemente ventilado nas últimas semanas no mercado da MotoGP. Cotada como um dos possíveis destinos do piloto espanhol para 2024, a KTM resolveu se pronunciar sobre o assunto.
Em pronunciamento feito, Stefan Pierer, CEO do Grupo Pierer, dono da KTM, não descartou a possibilidade, mas fez questão de frisar que este não é o “plano A” para a equipe, e detalhou o seu plano para futuro.
“Não estou dizendo que está fora de questão. Mas isso não nos convém. Quantas vezes você acha que ele nos foi oferecido nos últimos meses? Esta é uma situação complicada – ele não é totalmente inocente. Seu estilo de pilotagem agora realmente não combina com essas motos desfiguradas aerodinamicamente. É por isso que ele cai com tanta frequência”, avaliou Stefan ao falar de Márquez.
Embora sonhe com protagonismo no futuro para a KTM, o CEO da equipe deixou claro que o simples fato de contratar o hexacampeão da categoria rainha vai solucionar a questão. O foco, segundo ele, é formar pilotos vitoriosos, desde as categorias inferiores.
“Queremos ser campeões do mundo um dia. Mas contratar um Márquez não é o nosso caminho. Nós mesmos construímos os pilotos, da Moto3 à Moto2. Também acredito em Brad Binder e Jack Miller, que lutaram pelo título mundial de Moto3 conosco em 2014 e agora estão de volta”, concluiu Pierer.
Para 2024, Brad Binder e Miller já estão garantidos para a próxima temporada. Contudo, diante da instabilidade de Pol Espargaró, que acabou sofrendo um grave acidente no início da temporada, há especulações sobre uma possível saída do piloto na Tech3GASGAS.
MÁRQUEZ EM 2023
A atual temporada tem se mostrado amarga para o maior campeão da MotoGP em atividade. Sem ter concluído uma prova sequer em oito circuitos realizados, Márquez figura longe do pelotão principal, e tem encontrado problemas na moto. O aspecto emocional e físico do piloto, que protagonizou diversas quedas, também não é dos melhores, cenário este que abre especulações sobre o fim de um relacionamento com a Honda.