Depois da saída de Marc Márquez, que acertou com a Ducati Gresini, a Honda está bem próxima de fechar o novo piloto para 2024. Trata-se do italiano Luca Marini, irmão de Valentino Rossi.
Segundo informações do site “Sky Itália”, o jovem tem tratativas adiantadas para selar um contrato de duas temporadas com a escuderia nipônica, restando apenas a assinatura de vínculo para se tornar oficial.
Apesar das conversas adiantadas, o anúncio oficial só será realizado quando a MooneyVR46, equipe na qual Luca Marini tem vínculo, encontrar o substituto para o italiano. Diante do cenário mais limitado do mercado, o time chefiado por Valentino Rossi trabalha com a possibilidade de contratar o jovem Fermin Aldeguer para fazer dupla com Marco Bezzecchi.
Outro nome cotado para substituir Luca Marini é Fábio Di Giannantonio, da Ducati Gresini. O piloto deve encontrar com a direção da VR46 para discutir a possibilidade de uma transferência. Aldeguer, no entanto, aparece como nome favorito para a vaga.
“As negociações entre a equipe Mooney VR46 e Fermín Aldeguer, um espanhol de 18 anos que corre em Moto2, começaram. Quando as assinaturas forem finalizadas, a transferência dupla pode prosseguir: Marini para Honda no lugar de Marc Marquez, Aldeguer para a equipe Mooney VR46 no lugar de Marini”, informou a Sky Itália.
DESEMPENHO DE LUCA MARINI
Na atual temporada, Luca Marini ocupa a oitava posição na tábua de pontos entre os pilotos. O representante da VR46 aparece com 171 pontos, tendo figurado em um pódio. Os números, no entanto, ficam abaixo do seu companheiro de equipe, Marco Bezzecchi, terceiro colocado, com 323 pontos somados.
Bezz, inclusive, chegou a rivalizar em alguns momentos com Francesco Bagnaia e Jorge Martín pelo título da MotoGP. Contudo, alguns erros pontuais minaram as pretensões do italiano, que ainda tem chances matemáticas, mas vê a disputa se concentrar entre os pilotos da Ducati e Pramac, respectivamente.