O espanhol Marc Márquez não conseguiu um bom resultado no GP de Austrália neste sábado (21), ficando nas últimas filas, após ter largado na quinta colocação. A escolha de pneus macios na Honda para o Formiga Atômica não vingou, diferentemente na última temporada, onde o multicampeão ficou próximo de vencer no circuito.
A exemplo do líder da corrida Jorge Martín, Marc Márquez foi para a prova com pneus macios, enquanto a maioria do grid estava “calçado” de pneus médios. A decisão custou-lhe as primeiras posições, e o cenário de reação que ele vinha apresentando nos últimos GPs, foi interrompido.
“No ano passado o pneu macio trouxe-nos o pódio, este ano a aposta não valeu a pena. Esperava uma corrida mais lenta, mas logo o Martin deu o máximo e eu sabia que seria uma corrida muito rápida. No início gostei muito das dez voltas com Bagnaia e Zarco, pois estávamos brigando muito”, iniciou Marc Márquez.
Após identificar que o cenário seria de dificuldades e de distância para o pelotão principal, o espanhol apontou que o objetivo na corrida tornou-se apenas realizar a conclusão da prova, sem abandonar mais uma vez.
“Depois precisei de mudar a minha tática e concentrar-me apenas em levar a moto para casa, pois estava a sofrer mais com a vida útil dos pneus. Agora esperamos e vemos o que acontecerá com a situação amanhã.”
Ainda na entrevista, Marc Márquez se disse surpreso com a escolha de Jorge Martín sobre os pneus. Nas primeiras movimentações antes do circuito, o espanhol apareceu com o pneu traseiro médio, mas optou pelo macio para a disputa, e também não obteve êxito, sendo ultrapassado nas voltas finais.
MARC MÁRQUEZ NO CAMPEONATO
De malas prontas para rumar à Ducati Gresini, o Formiga Atômica é apenas o 16º colocado no Mundial de Pilotos da MotoGP em 2023. A disputa pelo título se concentra entre Francesco Bagnaia e Jorge Martín. Com o pódio obtido no GP da Austrália, o italiano ampliou a frente para 27 pontos em relação ao oponente.