A pergunta que não quer calar: “qual será o futuro de Marc Márquez na Honda?” Nos últimos meses, o piloto espanhol hexacampeão da categoria na MotoGP tem sido bombardeado com diversos questionamentos em torno de uma renovação ou busca por novos ares na categoria.
Em entrevista à TV espanhola, o “Formiga Atômica” foi indagado mais uma vez sobre o futuro, e se mostrou resiliente ao garantir que só pensa em cumprir seu contrato com a Honda até 2024, independente do surgimento de rumores de uma possível saída para outra equipe. A escuderia mais recente a cotar o multicampeão foi a Gresini.
Questionado se a experimentação do protótipo da próxima temporada que ocorrerá em Misano será crucial para a tomada de decisão acerca de uma renovação com a equipe nipônica, Marc Márquez rechaçou.
“Não, não é crucial. Para mim, o mais importante no teste de segunda-feira é testar a moto de 2024 e dar aos engenheiros as melhores informações e orientações para o futuro”, disparou o espanhol.
“Mas você já tomou sua decisão?”, questionou o entrevistador, recebendo a resposta do piloto de imediato. “Tenho um contrato para o próximo ano com a Honda”, disse Marc Márquez. “Então essa é sua decisão?”, insistiu o repórter. “Tenho contrato para o próximo ano com a Honda!”, cravou o piloto.
Apesar da convicção de Márquez nas respostas, o futuro dele tem sido cada vez mais incerto na escuderia japonesa. O nível apresentado pela moto em 2023 e as rusgas no relacionamento corroboram para uma eventual saída.
Sem vencer uma corrida desde Misano em 2021, Marc Márquez só conseguiu completar duas provas na MotoGP neste ano, e sofreu com diversas quedas e lesões. Em entrevista no início da temporada, o chefe da Honda, Alberto Puig não descartou uma saída do hexacampeão da categoria rainha.
“Então é claro que temos um contrato com ele, mas a Honda também respeita muito Marc e quero pensar que sim [Marquez será piloto da Honda em 2024] com base no contrato, mas não tenho uma bola mágica”, pontuou Puig.