Depois de 11 temporadas seguidas na Repsol Honda, Marc Márquez pela primeira vez mudará de equipe na MotoGP. Na Gresini Ducati, o oito vezes campeão mundial encontrará um ambiente quase que completamente diferente, excetuando a parceria com seu irmão Álex Márquez.
Sobre o grupo de engenheiros com quem trabalhará na Ducati, Marc Márquez se sentirá mais à vontade com um velho companheiro de Honda. Javi Ortiz irá se transferir da equipe de fábrica japonesa para a Gresini, sendo o único profissional do antigo time do espanhol a seguir trabalhando com o catalão em 2024.
“Marc Márquez é meu irmão mais novo”, disse Ortiz
O engenheiro espanhol atua com Marc Márquez desde os tempos da Moto2, em 2011. Portanto, Javi Ortiz é uma espécie de braço direito do catalão, o acompanhando durante toda a sua carreira na motovelocidade.
“Para mim, ele é como um irmão mais novo”, declarou Ortiz, ao documentário Behind the Dream, produzido pela Honda. “Todo mundo conhece Marc. Ele é um piloto incrível. Como você ri com ele, o carisma que ele tem, o quão próximo ele é, mas é mais que tudo isso”, elogiou.
Em recente entrevista ao DAZN, Marc Márquez fez a primeira declaração como piloto da Gresini Ducati depois da virada do ano, com o fim do contrato com a Honda em 31 de dezembro. O espanhol descreveu suas sensações ao subir na nova moto em novembro, nas sessões pós-temporada em Valência.
“Eu estava nervoso e senti um frio na barriga. Mesmo estando no campeonato há muitos anos, foi uma grande mudança. Mas depois fiquei calmo, relaxado”, disse o oito vezes campeão da MotoGP, sendo seis na categoria rainha.