Depois de uma semana de movimentações em Sepang, a MotoGP desembarca no Qatar, o palco inaugural de provas da temporada 2024. A partir desta segunda-feira (19), os pilotos das 10 escuderias estarão em ação para mais sessões de testares, antes da corrida do dia 10 de março.
Nesta segunda e terça, as equipes focam nos testes para alinhar os últimos ajustes visando uma temporada que promete ser histórica na MotoGP, a começar pelo número de provas: 22 ao todo. É a chance dos engenheiros e pilotos comprovarem em situação real o que precisa ser feito para extrair o melhor de cada moto.
Grande atração para a temporada 2024, o espanhol Marc Márquez realizou um teste abaixo das expectativas em Sepang, agora pilotando a Gresini Ducati. Contudo, a projeção é que o Formiga Atômica reaja de forma significativa e siga se adaptando à nova moto.
Antiga casa do hexacampeão da categoria rainha da MotoGP, a Honda tem ostentado uma pré-temporada positiva, após participar do teste de shakedown extra, conforme ditam as novas concessões fixadas para esta temporada. A Yamaha também foi contemplada com o mesmo benefício.
Cronograma dos testes na MotoGP do Qatar
Segunda-feira, 19 de fevereiro
8h e 15h (de Brasília) – 14h e 21h (horário local)
Terça-feira, 20 de fevereiro
8h e 15 (de Brasília) 14h e 21h (horário local)
Bagnaia teve briga implacável com Martín
Bicampeão consecutivo da MotoGP, o italiano Francesco Bagnaia travou uma disputa intensa com o espanhol Jorge Martín no último ano para conquistar o título. A definição, inclusive, só ocorreu na última prova do calendário.
Perseguidor intenso do piloto de fábrica da Ducati, Martín chegou a assumir a liderança, após triunfo em uma sprint, mas a alegria durou pouco, tendo ele perdido o topo no dia seguinte na corrida principal. Ao longo do ano, Bagnaia acumulou sete vitórias e esteve presente no pódio em 15 oportunidades.