O italiano Francesco Bagnaia faturou na manhã deste sábado (13) a pole position do GP de Le Mans, na França, para a quinta etapa da temporada da MotoGP. Atual líder do campeonato, o piloto da Ducati cravou a volta mais rápida com 1min30s705.
De volta à categoria rainha após seis semanas de molho, após um acidente no GP de Portugal, na abertura da temporada, o espanhol Marc Márquez registrou o segundo lugar, com apenas 0s058 atrás de Bagnaia. A primeira fila do tradicional GP de Le Mans ainda terá Luca Marini, piloto da equipe de Valentino Rossi. O top-5 ainda conta com Jack Miller, da KTM, partirá do quarto lugar, seguido de Jorge Martín.
Perseguidor de Bagnaia, Marco Bezzecchi largará na sétima posição. No momento, os dois pilotos estão separados por 22 pontos. Outro piloto que também buscará uma remontada na milésima prova de MotoGP na história será Fabio Quartararo. O piloto da Yahama, campeão mundial de 2021, não conseguiu avançar ao Q2 da classificação, sendo o terceiro mais veloz do Q1, e largará apenas na 13ª colocação no GP em solo caseiro.
Na prova sprint, também realizada neste sábado (13), o francês acumulava uma boa reação na disputa, mas acabou caindo faltando três voltas para o término, abandonando assim a corrida. Miller também foi outro que caiu e deixou a sprint.
O topo ficou com Jorge Martín, da Pramac Ducati, que superou o sul-africano Brad Binder, enquanto “Pecco” Bagnaia fechou o pódio na terceira colocação, após 13 voltas de disputa. Marc Márquez foi o quinto.
A largada para o GP de Le Mans na França ocorre às 9h (de Brasília) deste domingo (14).
Márquez e a volta à MotoGP
Após o treinamento desta manhã, o piloto espanhol, hexacampeão da categoria rainha, celebrou o fato de regressar às pistas, após quase dois meses do acidente sofrido da prova inaugural da temporada.
“Não tem sido fácil (sobre o período de recuperação da contusão), mas correu tudo bem e estou contente por estar de volta. O meu objetivo era estar na terceira fila, mas estou na primeira, por isso penso que fiz algo fabuloso. Estou mais à vontade com a moto do que nos treinos de sexta”, afirmou Márquez