Cercada de grandes expectativas, a Sprint Race do circuito de Red Bull Ring na MotoGP, entregou tudo e um pouco mais neste sábado (17), tendo Francesco Bagnaia e Jorge Martín como protagonistas. Concorrentes diretos no pleito pelo título na temporada 2024, os dois pilotos travaram uma batalha intensa pela primeira posição. No final, Pecco levou a melhor sobre o rival e assumiu o topo da tabela, igualando em números de pontos.
Brigando na parte superior do grid, Marc Márquez acabou caindo na disputa e abandonou a prova antes do término. O piloto espanhol travava briga pelo pódio, figurando na segunda posição, mas foi para o solo na curva 3. O Formiga Atômica ainda tentou um retorno, sem sucesso.
A 11ª prova curta da MotoGP foi iniciada com Bagnaia impondo ritmo e rivalizando direto com Martín, que chegou a dar o troco. Contudo, em uma das disputas mais intensas, Martín passou direto na chicane, quando tentava segurar a primeira posição. Neste cenário, a direção de prova determinou uma punição para o piloto da Pramac, que perdeu 1s por conta da manobra.
Na disputa pelo título, Francesco Bagnaia tirou os três pontos de vantagem que Martín havia conseguido abrir depois de rendimento superior em Silverstone. Agora, os dois pilotos estão rigorosamente empatados com 250 pontos, e o italiano levando a melhor nos critérios de desempate. Enea Bastianini fecha o pódio com 198 tentos, estando um pouco mais distante do pleito mais direto.
Figurando na nona posição do campeonato na MotoGP, Fabio Di Giannantonio será ausência no circuito Red Bull Ring, após ter caído durante os treinamentos. O italiano deslocou o ombro esquerdo e foi retirado das movimentações.
A largada para a corrida principal em solo austríaco ocorre neste domingo (18), às 9h (de Brasília), e terá transmissão da ESPN e da plataforma Disney+.
Veja o top-10 da MotoGP
1º – Francesco Bagnaia – 250 pontos
2º – Jorge Martín – 250 pontos
3º – Enea Bastianini – 198 pontos
4º – Marc Márquez – 179 pontos
5º – Maverick Viñales – 130 pontos
6º – Pedro Acosta – 122 pontos
7º – Brad Binder – 117 pontos
8º – Aleix Espargaró – 106 pontos
9º – Fabio Di Giannantonio – 104 pontos
10º – Álex Márquez – 92 pontos