O GP de Silverstone de MotoGP foi realizado neste domingo (4) com vitória de Enea Bastianini (Ducati), com Jorge Martín (Pramac) e Francesco Bagnaia (Ducati) completando o pódio. Bastia também ganhou ontem (3) a corrida sprint.
Mas a mudança no calendário da competição fará com que a corrida no icônico circuito de Silverstone ocorra mais cedo em 2025.
A MotoGP confirmou hoje (4) o Grande Prêmio da Grã-Bretanha entre 23 a 25 de maio, com o objetivo de tirar a prova do período das férias de verão e atrair mais espectadores. Desse modo, a prova ocorrerá em conjunto com o GP de Mônaco de Fórmula 1 e das 500 Milhas de Indianápolis.
Desde 2013, Silverstone recebe a MotoGP sempre em agosto, inicialmente no fim do mês. Já de 2022 até 2024, o evento passou a ocorrer nos primeiros dias. Antes de Silverstone, o GP da Grã-Bretanha aconteceu em Donington Park entre 2006 e 2010.
CEO da Silverstone promete show de ‘cair o queixo’ na MotoGP
O CEO da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta, esclareceu a mudança. “Como parte do que será um calendário de 2025 com um novo visual para nós de certa forma, estamos animados para celebrar o GP britânico em uma época diferente do ano, fora do período de férias, dando ainda mais fãs britânicos a oportunidade de vir a Silverstone”, declarou.
Já Stuart Pringle, o CEO do circuito, também mencionou os eventos extras. “Nossos fãs não terão que esperar tanto tempo para assistir ao próximo GP da Grã-Bretanha e já estamos trabalhando para organizar outro ótimo fim de semana de ação na MotoGP, música ao vivo, shows de acrobacias de cair o queixo e muito mais”, disse.
Outra mudança no calendário da MotoGP será o retorno do GP da Índia em 2025, devendo ser a segunda corrida da temporada. O evento foi realizado pela primeira vez no ano passado, sendo cancelado em 2024. A etapa estava inicialmente prevista para setembro.