Menu
in

Pódio nas 8 Horas de Suzuka, piloto japonês morre aos 22 anos

Piloto japonês Haruki Noguchi, que também atuava na categoria de Superbike, morreu após acidente em etapa de competição asiática

Divulgação/Twitter Noguchi

Luto nos esportes a motor. Morreu, aos 22 anos, o piloto japonês Haruki Noguchi. O jovem motociclista foi vitimado por um acidente na etapa de Mandalika da Asia Road Racing Championship, no último domingo (13).

Noguchi sofreu uma queda na curva 10 do circuito na Indonésia na quarta volta da segunda bateria do campeonato asiático de Superbike. Então, seria atropelado pela moto do piloto malaio Kasma Daniel. Logo após o ocorrido, a prova foi interrompida e cancelada.

Depois de receber tratamento no centro médico, o piloto japonês foi transferido para o hospital Nusa Tenggara Barat, mas não resistiria aos ferimentos. O óbito de Haruki Noguchi foi confirmado nesta quarta-feira (16).

Dessa forma, a morte do piloto japonês ocorreu apenas 10 dias depois de Noguchi ter integrado o pódio das 8 Horas de Suzuka, realizado no dia 6 de agosto. Assim, ele participou do evento pela equipe SDG Racing Honda de número 73, ao lado de Naomichi Uramoto e Teppei Nagoe, substituindo o lesionado Yuki Kunii.

Então, o time de Haruki Noguchi cruzou a linha de chegada em terceiro lugar. Mas a SDG Racing Honda herdaria a segunda posição, em virtude de uma punição à equipe TOHO Racing Honda, devido ao excesso de capacidade no tanque de combustível da moto.

Piloto japonês estava na vice-liderança do campeonato asiático de Superbike

Haruki Noguchi começou a se destacar no motociclismo asiático em 2017. Na Asia Road Racing Championship, era o segundo colocado da competição asiática de Superbike em 2023. O piloto japonês fazia parte da equipe HARC Pro-run SDG, sendo vice-campeão do campeonato no ano passado.

Noguchi disputava a liderança com o motociclista da BMW, o alemão Markus Reiterberger. Então, o piloto japonês foi para a rodada de Mandalika, a quarta da temporada, depois de vencer as duas primeiras corridas em Buriram, na Tailândia.

Diante da tragédia, o diretor da equipe HARC Pro, Kotaro Honda, lamentou: “Ainda não consigo acreditar que temos que fazer este anúncio. Apenas 10 dias atrás, tivemos a honra de estar juntos no pódio das 8 Horas de Suzuka, e acabamos de enviá-lo para a Indonésia, desejando que ele ganhasse o título da Asia Road Racing deste ano”, declarou.

O dirigente continuou: “Apenas 22 anos e com potencial ilimitado, eu tinha grandes esperanças de que ele subisse ao cenário mundial como a esperança da próxima geração da Ásia. É lamentável que ele tenha falecido tão cedo enquanto estava no meio desta jornada”, concluiu Kotaro Honda. A próxima etapa da Asia Road Racing Championship será neste fim-de-semana, em Motegi, no Japão.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Leave a Reply

Sair da versão mobile