Baixa na MotoGP desde a prova de estreia na temporada 2023, em Portugal, o espanhol Pol Espargaró pode retornar às pistas no GP de Mugello, na Itália, agendado para o próximo dia 11 de junho. O piloto da GasGas Tech3 vem em franca recuperação, apór sofrer um grave acidente, tendo lesões no pulmão, costas, mandíbula e vértebras.
Em entrevista ao site oficial da categoria, Pol Espargaró sinalizou positivamente quanto às chances de regresso, e revelou a marcação de exames para a próxima semana, onde será feito uma avaliação que o vai liberar ou não para o circuito da Itália.
“A previsão é voltar o mais rápido possível. E não sei quando será. Será quando os médicos me derem o ok. Na próxima semana farei um check-up para ver o que mais preocupa os médicos e a mim para subir na moto, que é uma fratura em uma vértebra, que ficou um pouco achatada e isso deixa um pouco mais de risco caso haja outra queda ou um impacto mais forte”, disse Pol Espargaró.
“Depois da revisão, os médicos vão me dizer como está. E se me deixarem correr em Mugello, irei para Mugello. Se não, terei que pular esta corrida e voltar na próxima em Sachsenring, ou na outra em Assen. Não sei, vai depender. Mas quero muito voltar, e a equipe também. Quero voltar mais do que nunca, assistir as corridas de casa é algo muito difícil, e ainda mais vendo que a moto funciona”, reforçou Pol Esparagaró, avaliando o desempenho satisfatório da equipe neste início de temporada.
“Os pilotos que estão na mesma fábrica estão conseguindo resultados muito bons. Até o Augusto Fernández, meu companheiro de equipe, foi quarto em Le Mans. Então, o nível da fábrica está muito alto e estou realmente ansioso para entrar na festa”, complementou o piloto.
Ainda na entrevista, Pol Espargaró disse que chegou a temer pela vida após o acidente, tendo sido internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde ficou por quatro dias. Em meio ao processo mais crítico, ele foi muito bem amparado pela equipe médica.