Menu
in

Razgatlioglu deve deixar a Yamaha ao fim do Mundial de Superbike e descarta atuar na MotoGP

Piloto turco tomou decisão e oficializou por meio da própria equipe

Razgatlioglu

Reprodução / Twitter / SBK

Um dos principais pilotos da Yamaha no Mundial de Superbike, o turco Toprak Razgatlıoğlu decidiu não seguir na equipe, onde está desde 2018. Ele emitiu comunicado por meio da própria equipe, em que comunica sua saída no fim da atual temporada do Mundial, que se encerra no final de 2023.

“Quero dizer a toda a família Yamaha um grande obrigado pelo amor e respeito que demonstraram por mim (…) Ganhar o campeonato mundial era o meu sonho quando assinei com a Yamaha e atingimos esse objetivo juntos. Para a próxima temporada sinto que preciso de um novo desafio e, embora tenha havido uma oportunidade no MotoGP, não senti a mesma ligação com a moto de MotoGP que tenho com a superbike. (…) Mas se vou ficar no WorldSBK, preciso de um novo objetivo, uma nova ambição”, disse Razgatlioglu sobre a Yamaha, negando que vá disputar a MotoGP a partir de 2024.

“Lamento sair da Yamaha, tanto da marca quanto das pessoas, pois temos um relacionamento muito bom, mas a mudança faz parte de qualquer esporte e é normal para qualquer profissional. Portanto, um grande obrigado à Yamaha Motor Company, Yamaha Motor Europe, Yamaha Motor Turkiye, Pata Yamaha Prometeon WorldSBK Team e especialmente à minha equipa, que trabalhou arduamente para mim.”

Razgatlioglu testou MotoGP, mas não se adaptou

Em abril, Razgatlioglu testou uma moto Yamaha MotoGP em Jerez, na Espanha, em algumas voltas que contaram com a presença do alto escalão da equipe, com o piloto de 26 anos possivelmente se vinculando a uma mudança para a categoria em 2024.

O chefe da equipe Yamaha, Lin Jarvis, porém, minimizou a chance quando questionado sobre isso no GP das Américas, observando que é improvável que a marca japonesa tenha uma equipe satélite novamente no próximo ano e precisará de uma mão experiente em sua equipe de fábrica caso Franco Morbidelli seja transferido.

Em comunicado da equipe, Razgatlioglu diz que “houve oportunidade de ir para o MotoGP” no próximo ano, mas “não sentiu a mesma ligação com a moto de MotoGP” que sente com uma Superbike. Como tal, sua divisão na Yamaha parece ter fechado a porta para uma mudança na MotoGP em 2024.

Escrito por Matheus Camargo

Leave a Reply

Sair da versão mobile