Não é novidade que Toprak Razgatlioglu é um dos principais talentos mundias nas duas rodas, seja no WorldSBK ou na MotoGP. Assim, ele apresenta um estilo único e que ninguém mais consegue replicar. O turco, inclusive, se tornou famoso pela sua capacidade de travar o tarde, levantar a traseira da moto do chão, começar a virar e não perder tempo na saída das curvas.
Essas são apenas algumas das coisas que o fazem um piloto singular. Além disso, ele também costuma apresentar muita habilidade geral e o talento necessário para fazer todas as pequenas coisas da maneira certa.
Para quem não se lembra, Razgatlioglu ganhou o título da SBK em 2021. Desde então, o motociclista de 27 anos se mostrou uma ameaça constante, pressionando Álvaro Bautista até as últimas rodadas nas duas últimas temporadas.
Por outro lado, vale observar que Bautista e a Ducati parecem ser a combinação perfeita. No entanto, o turco esteve à altura do rival, mesmo quando era claro que o espanhol tinha uma moto com desempenho melhor. É claro que a Yamaha possui um bom pacote e será o suficiente para Jonathan Rea conquistar vitórias em 2024. Mas ao mesmo tempo, é preciso reconhecer que Razgatlioglu fez uma enorme diferença nos resultados que alcançou, especialmente em 2023.
O maior problema que o piloto turco enfrentou nesses últimos dois anos foi a falta de velocidade em linha reta, principalmente se comparado a Bautista. Por exemplo, em Portimão, ele até teve um desempenho melhor. Contudo, Razgatlioglu viu sua vantagem sumir em uma única reta.
BMW pode ser a ‘solução’ para Razgatlioglu
Agora, Toprak Razgatlioglu correrá pela BMW, podendo mudar as coisas. Dessa forma, a M 1000 RR é uma máquina que pode rivalizar com a Ducati em termos de potência. É claro que a moto não é exatamente um produto acabado. Por outro lado, vale lembrar que eles nunca tiveram um piloto como o turco antes, aumentando as chances de se tornarem uma ameaça constante.
Como sabemos, Razgatlioglu foi capaz de colocar uma moto mais fraca no degrau mais alto do pódio. Assim, com a BMW ficando mais forte, essa pode ser a oportunidade perfeita para conseguir rivalizar com Baustista e a Panigale V4 R.
No passado, com máquinas iguais ou próximas, o turco mostrou ter capacidade para vencer Bautista. Portanto, se a BMW corresponder as expectativas, há poucas dúvidas de que a estrela turca será uma ameaça ao título.