O espanhol Alvaro Bautista está cada vez mais próximo de conquistar o bicampeonato consecutivo da WorldSuperkibe. Neste final de semana, no circuito de Jerez, o experiente piloto só precisa de dois pontos para superar o turco Toprak Razgatlioglu na corrida pelo título.
Vencedor de 24 corridas realizadas na atual temporada, o piloto da Ducati tem cenário confortável. São 60 pontos de frente em relação ao concorrente, que possui chances remotas.
Na prova passada, em Portimão, Alvaro Bautista ficou bem próximo de sacramentar a corrida de forma matemática. Apesar do hat-trick (venceu as três corridas do circuito), o quinto na temporada, ele viu Toprak chegar em segundo em uma das disputas, o que ainda deixou o piloto da Yamaha vivo no pleito.
As contas para Toprak apontam um cenário complicado para título. O turco deve vencer as três corridas e esperar que Alvaro Bautista marque apenas um ponto em Jerez, algo que diante da regularidade do piloto espanhol, é visto como praticamente impossível
No páreo pelo terceiro lugar, Jonathan Rea aparece em situação tranquila na disputa contra Andrea Locatetti. Os dois estão separados por expressivos 50 pontos. Rea garante o top-3 se computar 12 ou mais tentos. Ao adversário, resta vencer uma corrida para retirar a “gordura”.
No Mundial de Construtores, a Aruba.it Ducati e Pata Yamaha estão separadas por apenas sete pontos. Para a escuderia italiana ficar com o segundo título consecutivo basta que a Yamaha não os supere por mais de sete tentos.
1º Alvaro Bautista (DUCATI) 566 pontos
2º Toprak Razgatlioglu (YAMAHA) 506
3º Jonathan Rea (KAWASAKI) 350
4º Andrea Locatelli (YAMAHA) 300
5º Axel Bassani (DUCATI) 244
6º Michael Ruben Rinaldi (DUCATI) 233
7º Danilo Petrucci (DUCATI) 205
8º Xavi Vierge (HONDA) 140
9º Alex Lowes (KAWASAKI) 140
10º Remy Gardner (YAMAHA) 139
11º Dominique Aegerter (YAMAHA) 138
12º Iker Lecuona (HONDA) 136
13º Garrett Gerloff (BMW) 135
14º Scott Redding (BMW) 118
15º Philipp Oettl (DUCATI) 102