Um clássico das provas de resistência de moto retornará à sua data original. A tradicional 8 Horas de Suzuka acontecerá em julho do ano que vem. Será um calendário diferente das duas últimas temporadas, quando a corrida japonesa ocorreu em agosto.
O evento do Campeonato Mundial de Resistência da FIM (EWC) foi realizado na primeira semana de agosto em 2022 e 2023. Entretanto, para não concorrer com os Jogos Olímpicos de Paris, a corrida das 8 Horas de Suzuka será antecipada em duas semanas no ano que vem.
Portanto, a prova no Japão está programada para 19 a 21 de julho. Será a 45ª edição das 8 Horas de Suzuka. Dessa forma, será um retorno do evento à sua data antiga. Antes da pandemia, a corrida acontecia sempre no último fim-de-semana de julho. Devido à covid-19, as edições de 2020 e 2021 foram canceladas.
8 Horas de Suzuka tiveram recorde igualado em 2023
“Embora as 8 Horas de Suzuka sejam um evento que atrai interesse de todo o mundo, é fundamentalmente uma grande celebração de tudo o que há de fantástico na indústria japonesa de motocicletas, tornando-se uma etapa muito importante do EWC e um dos muitos grandes trunfos do campeonato“, disse o diretor da série EWC, Jean-Baptiste Ley.
O dirigente do Campeonato Mundial de Resistência da FIM seguiu enaltecendo as 8 Horas de Suzuka. “É também um evento que atrai um grande número de fãs entusiasmados, o que ajuda a criar uma atmosfera incrível e inesquecível a cada ano“, declarou.
“Além de reconhecer a participação contínua da Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha no EWC, as 8 Horas de Suzuka são a corrida em casa da Webike, um parceiro importante do EWC, o que significa que estamos mais do que satisfeitos por estender a nossa parceria de longo prazo. aliança com a operadora do local e organizadora da corrida Honda Mobilityland Corporation”, concluiu Ley.
Na última edição no mês passado, a Honda ganhou pela 29ª vez em Suzuka. A fábrica japonesa teve a parceria com a Team HRC e foi guiada pelos pilotos Takumi Takahashi, Xavi Vierge e Tetsuta Nagashima. Aliás, Takahashi obteve sua quinta vitória, igualando a marca de Tohru Ukawa e se tornando o maior ganhador da história do evento.