Enquanto a temporada 2024 da MotoGP não se inicia, os pilotos e nomes exponenciais da categoria não deixam de se movimentar nas pistas. Neste sábado (13), os irmãos Valentino Rossi e Luca Marini levaram a melhor nos 100 km da Champions.
Os dois, que até à última temporada eram parceiros de equipe na Mooney VR46, venceram a corrida de 50 voltas com o tempo de 1:45’54”. O evento é organizado anualmente por Rossi e ocorre uma propriedade da lenda da MotoGP.
O pódio acabou sendo complementado por pela dupla Elia Bartolini e Celestino Vietti, que terminou em segundo, e enquanto Andrea Migno e Franco Morbidelli fecharam na terceira posição.
Piloto pertencente à equipe de Valentino Rossi a partir da temporada 2024, Fabio di Giannantonio foi o quinto ao lado de Dennis Foggia. O evento organizado pelo piloto italiano ainda contou com as participações de Francesco Bagnaia e Marco Bezzecchi compatriotas, que foram protagonistas na última temporada da MotoGP. Os dois fecharam no sexto lugar.
Troca na equipe de Valentino Rossi
Curiosamente, uma movimentação protagonizada pelo antigo rival de pistas, Marc Márquez, impactou diretamente no futuro da VR46 para 2024. Com o Formiga Atômica indo para a Gresini Ducati, o assento dele ficou livre na Honda, após 11 temporadas.
Neste cenário, a escuderia nipônica teve que buscar um substituto, e depois de cotar alguns nomes, fechou com Luca Marini, piloto de Valentino Rossi. Ao passo que o irmão deixou o time, a lenda italiana precisou preencher a lacuna, dando oportunidade para Di Giannantonio.
Oficialmente, a temporada 2024 da MotoGP se inicia no dia 10 de março, com o GP de Lusail, no Catar. Ao todo, 22 provas compõem o cronograma do ano, índice recorde para a principal categoria da motovelocidade. As movimentações de pré-temporada se iniciam nos próximos dias, semanas depois dos testes em Valencia.