Pela quarta vez na temporada 2023, o piloto Francesco Bagnaia terminou uma prova no lugar mais alto do pódio na MotoGP. Detentor de uma regularidade expressiva, o italiano da Ducati disparou na liderança do Mundial, com 194 tentos, após ter vencido o circuito de Assen, neste domingo (25).
A prova foi a última da MotoGP, antes das férias de verão, que ocorre no próximo mês. Até a retomada do campeonato, que ocorre em agosto, no GP de Silverstone, Pecco Bagnaia ostentará o topo da tabela, e com uma frente confortável de 35 pontos em relação ao segundo colocado, o espanhol Jorge Martín.
Franco perseguidor de Bagnaia, Marco Bezzecchi voltou a se aproximar de Martín após ter faturado a Sprint Race no GP da Holanda e ter ficado em segundo lugar na prova. Agora, o também italiano chegou aos 158 tentos, um a menos apenas em relação ao vice-líder na classificação geral.
Após a quarta vitória em oito provas na temporada da MotoGP, Bagnaia celebrou o desempenho apresentado, e falou da identificação que nutre por Assen.
“É fantástico, não foi fácil. O Brad estava andando muito e me pressionou o tempo todo, fiquei aliviado quando consegui uma folga na reta final. Estou muito satisfeito com o resultado. Eu amo esta pista, este público, eles são fantásticos”, disse o italiano da Ducati.
A exemplo do que aconteceu na Sprint, no sábado, Brad Binder foi punido novamente por excesso de velocidade em Assen, e novamente perdeu o terceiro lugar no pódio.
CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP – TOP-10
1º Francesco Bagnaia – 194 pontos
2º Jorge Martín – 159 pontos
3º Bezzecchi – 158 pontos
4º Brad Binder – 114 pontos
5º Johann Zarco – 109 pontos
6º Luca Marini – 98 pontos
7º Jack Miller – 79 pontos
8º Aleix Espargaró – 77 pontos
9º Quartararo – 64 pontos
10º Alex Márquez – 63 pontos