Johann Zarco não mediu palavras e criticou duramente o comissário-chefe da FIM MotoGP, Freddie Spencer. Em entrevista pós-corrida, o piloto disse que o diretor “não bom para este trabalho” após um incidente com Aleix Espargaró no Grande Prêmio da Espanha.
Zarco, da LCR Honda, e Espargaró, da Aprilia, estavam lutando nos limites dos pontos no Grande Prêmio de Jerez de domingo, quando colidiram na Curva 5, na volta 10. O incidente foi colocado sob investigação pelo painel de comissários da FIM, mas nenhuma ação adicional foi tomada após uma audiência envolvendo os dois pilotos.
No entanto, Zarco diz que o bicampeão mundial de 500cc Spencer – que dirige o painel de comissários da FIM desde 2019, criado após o confronto de Sepang entre Valentino Rossi e Marc Márquez para cobrar penalidades das mãos do diretor de corrida – não é adequado para sua posição.
Aspas de Johann Zarco
“Eu, na minha opinião, porque fui para a direção de corrida e Freddie Spencer estava assistindo a ação conosco. E parece que ele estava olhando para mim como se quisesse saber o que eu queria. Ele queria que eu reclamasse de Aleix. Eu disse ‘não vou reclamar’, mas disse a ele que ele não é bom para este trabalho porque não toma a decisão certa nos momentos certos. Então, ‘não me pergunte o que você tem que fazer’.”
“Fui até a direção de corrida e ele estava olhando para nós, porque eu estava com Aleix , como se fôssemos duas crianças e eles quisessem dar uma lição de moral. Mas ‘não, Freddie, talvez você tenha muita paixão, mas não toma as decisões certas. Você não está no lugar certo’, e precisamos seguir em frente porque a ação de Brad (no sprint.”
“Então, naquele momento há uma oportunidade para Brad, porque Brad também pode levar em consideração que [ultrapassar] três pode ser complicado. Então, aceite isso e controle. E neste momento Aleix concordou comigo. De qualquer forma, os pilotos estão trabalhando para reunir esse grupo para ter o direito de falar e depois conseguir as pessoas certas para tomar as decisões.”