A Nascar pode ter nos próximos anos a entrada de uma das principais marcas do automobilismo mundial. Isso porque segundo o Sport Business Journal, a Andretti Autosport está fechando um acordo para entrar na categoria principal do esporte de motor dos Estados Unidos.
Atualmente, a Andretti está trabalhando na expansão de sua equipe e tem mantido seus veículos na Fórmula Indy, na Fórmula E, na IMSA e no Supercars da Austrália. Michael Andretti disse recentemente, à revista Forbes, que gostaria de entrar na Nascar após sua chegada à Fórmula 1. Porém, o proprietário da equipe estaria em negociações mais avançadas com a marca americana.
“Temos que garantir que entraremos na Nascar em alguns anos. Estamos muito atentos e monitorados. Estamos procurando algumas situações e esperamos que em alguns anos estejamos lá”, disse Andretti à Forbes sobre uma entrada na Nascar.
Ele pensa em estar na Fórmula 1 até 2025 e pensa em parcerias com colegas como Zak Brown, da McLaren, e até mesmo com a Alpine.
“Zak quer fazer tudo o que puder para nos ajudar a chegar lá e a Alpine também. Zak Brown e Alpine são dois aliados muito bons. Zak tem me apoiado muito. Zak tem sido um grande amigo e aliado. Ele me dá conselhos e está lá para ajudar. Nós nos ajudamos. Eu o ajudei muito quando ele veio para a IndyCar. É uma amizade que funciona nos dois sentidos.”
Andretti pode fazer parceria também na Nascar
Embora a Andretti possa comprar uma concessão própria para entrar na Nascar como sua própria equipe principal, outra opção seria fazer uma parceria com uma equipe que já controla uma franquia.
Segundo o Sport Business Journal, não foi possível determinar o quão avançadas as conversas estão, mas a temporada está na metade, portanto, qualquer programa da Andretti provavelmente não começará antes de 2024.
Ter o nome da Andretti, para a Nascar, seria uma jogada positiva, que deseja expandir o pool de propriedade de suas equipes e faria isso com um dos nomes mais reconhecidos entre as equipes de automobilismo.
Mario Andretti, pai de Michael, competiu na Nascar quando venceu a Daytona 500 de 1967. O falecido primo de Michael, John Andretti, também competiu na Nascar.