Kevin Harvick vive a sua última temporada na Nascar. Assim, o veterano de 47 anos encerrará a sua trajetória no tradicional campeonato de stock car norte-americano em 5 de novembro, na etapa de Phoenix.
Harvick foi campeão da Cup Series em 2014, além de faturar também a divisão de acesso, a Xfinity Series, em 2001 e 2006. Embora o piloto tenha declarado o desejo de ver o neozelandês Scott McLaughlin na Nascar, um compatriota do piloto da IndyCar é quem pode receber a chance definitiva de uma temporada completa.
Afinal, Shane van Gisbergen teve uma estreia de luxo na Nascar. Pela primeira vez pilotando na categoria, o neozelandês venceu a corrida da Cup Series no circuito de rua de Chicago, no último dia 2 de julho.
Aliás, Gisbergen obteve uma marca não obtida há 60 anos, quando Johnny Rutherford também ganhou em seu début na modalidade em 1963. Além disso, o neozelandês é apenas o sexto piloto de fora dos Estados Unidos a triunfar na Nascar em 75 anos de história na categoria.
Shane van Gisbergen é tricampeão do V8 Supercars australiano, o equivalente à Nascar da Oceania, disputado somente em circuitos mistos. Além disso, também tem experiência no Mundial de Rali, nas 24 Horas de Le Mans e de Daytona, entre outras corridas.
Diante da experiência de Gisbergen e a grande performance em Chicago, o neozelandês já é especulado para uma temporada integral na Nascar. Ainda assim, o piloto de 34 anos possui contrato com a equipe Triple Eight no V8 Supercars até o ano que vem.
Mas Gisbergen, na véspera da etapa de Townsville pelo campeonato australiano de automobilismo poucos dias depois da vitória na Nascar, admitiu que “seu telefone estava esquentando”. “Ainda não tenho nenhuma oferta adequada, obviamente”, complementou.
Patrocinador pode ser fundamental para colocar Gisbergen na Nascar em definitivo
Conforme análise de Daniel Herrero no site Speedcafe, a aposentadoria iminente de Kevin Harvick “ajuda a pavimentar o caminho” de Shane van Gisbergen na Nascar. Por mais que Josh Berry já esteja confirmado para assumir o volante do #4 Ford Mustang de Harvick para o ano que vem, a equipe Stewart-Haas Racing (SHR) precisa resolver uma situação de um patrocinador.
Então, a cerveja Anheuser-Busch, marca oficial da Nascar e que apoiava Harvick, assinou com Ross Chastain nesta semana, visando 2024. Este defende a Trackhouse Racing, equipe pela qual Gisbergen venceu a etapa de Chicago da Nascar.
Desse modo, a presença do neozelandês pode ser um grande chamariz publicitário para a categoria. “O dinheiro da Busch ajuda a fornecer os meios para isso”, escreveu Herrero, sobre a possibilidade de Shane van Gisbergen correr pela Nascar numa temporada completa.