A jornada de Chase Elliott para os playoffs da Nascar continua a ser uma das grandes histórias ao longo da temporada regular da Cup Series. O campeão da Cup de 2020 nunca perdeu a pós-temporada da categoria em cada uma de suas sete temporadas em tempo integral desde que chegou ao nível mais alto do esporte em 2016.
Oito corridas permanecem na temporada regular, incluindo a de domingo em Pista caseira de Elliott no Atlanta Motor Speedway. Indo para Hampton, Geórgia, o piloto está em 24º lugar, 55 pontos abaixo da linha de eliminação.
A esta altura no ano passado, Elliott estava no meio de uma sequência em que terminou em primeiro ou segundo lugar em cinco corridas consecutivas, obtendo três vitórias que o ajudaram a se aproximar do campeonato da temporada regular. A temporada de estreia do veículo Next Gen no ano passado significou que as equipes ainda estavam se adaptando aos carros novos. Conforme mais dados se tornaram disponíveis, a concorrência de Elliott diminuiu a diferença, uma tendência que, para ele, continuou em 2023.
“Tivemos um bom período de verão, mas muita coisa mudou daí em diante também. E eu acho que muita coisa mudou no outono passado. Quando começamos a correr não tão bem lá no outono, eu creio que a direção que a área da garagem tomou foi um afastamento muito grande quanto ao que tivemos sucesso nos estágios iniciais da temporada”, disse Elliott.
“Mudanças com o pneu e todos os tipos de pequenas coisas que eu acho que somaram, e nós, o grupo e eu pessoalmente como piloto, simplesmente não estávamos indo muito bem com isso. E acho que algumas dessas mesmas lutas aconteceram nesta temporada também”, acrescentou.
A situação de pontos de Elliott ocorre por causa das sete corridas que ele perdeu em 2023, seis devido a uma perna quebrada sofrida num acidente de snowboard em março e uma devido a suspensão. Mas há muitos motivos para os torcedores do No. 9 Hendrick Motorsports Chevrolet ficarem otimistas. É que a Nascar chega à segunda metade da temporada de 2023. Em 11 largadas, Elliott conquistou cinco resultados entre os cinco primeiros e sete entre os dez primeiros. São três primeiros cinco consecutivos e quatro nas últimas cinco corridas.
“Penso que a boa notícia é que estamos caminhando para uma boa direção. Estamos evoluindo e sinto que, nas áreas em que lutei, fiz um pequeno progresso no último mês. Ademais, tivemos algumas corridas sólidas nas pistas que eu esperava que me lembrassem mais de nossas lutas no ano passado”, falou.
“Sinto que temos executado corridas em alto nível no último mês, o que é uma coisa muito, muito boa. Nossa equipe está em um lugar muito bom, só precisamos de um pouco de ritmo. Tenho dito isso nas últimas semanas. Mas muito disso recai sobre mim, para garantir que estou dando as informações necessárias e ajudar a equipe”, concluiu.