Desde 2014, os playoffs são utilizados para determinarem o campeão da temporada da Nascar Cup Series. Desde então, os mata-matas na tradicional competição de stock-car dos Estados Unidos já proporcionaram eliminações memoráveis.
O site da Nascar listou 10 desclassificações inesquecíveis nos playoffs, lembradas por ordem cronológica. A primeira citada foi a de Austin Hill e Sheldon Creed na rodada final da Nascar Xfinity Series no ano passado, em Martinsville.
Na sequência, desponta a queda de Martin Truex Jr na terceira rodada em 2023, com o campeão de 2017 não conseguindo manter nos playoffs a regularidade da primeira fase. Já Joey Logano foi alijado da defesa do título na primeira rodada da temporada passada, em Bristol, por conta de um acidente envolvendo vários carros.
Na terceira rodada de 2022, Denny Hamlin caiu na volta final em Martinsville e foi eliminado por conta de uma colisão com Ross Chastain. A página da Nascar acrescentou uma desclassificação conjunta de Tyler Reddick, Kyle Busch, Austin Dillon e Kevin Harvick na primeira rodada de 2022.
Harvick teve outra eliminação lembrada na Nascar Cup Series de 2020 na terceira rodada, mesmo com nove vitórias na temporada regular e caindo em Martinsville mesmo com uma vantagem de 42 pontos.
Já em 2018, a Nascar recordou também outra queda de Harvick, ao lado de Martin Truex Jr e Kyle Busch, o que facilitou o título de Joey Logano naquele ano, apontado pelo site oficial da categoria como ‘surpreendente’.
Eliminações de lendas da Nascar
Em 2016, Carl Edwards se despediu da Nascar Cup Series ao ser eliminado na corrida final ao lado de Joey Logano, em que Jimmie Johnson conquistaria seu sétimo e último título. O heptacampeão teve uma eliminação surpreendente lembrada pela Nascar em 2015 na primeira rodada.
Por fim, foi lembrada a desclassificação do lendário Jeff Gordon em 2014, primeiro ano dos playoffs, por conta de uma colisão em que se envolveu com Kyle Larson, o que favoreceu Ryan Newman.