A Nascar passou por alguns momentos sombrios, em que pilotos passaram por acidentes graves, o que levantou uma grave questão sobre a segurança da categoria. No entanto, nos últimos anos, o número de vítimas com ferimentos graves ou até mortes na Nascar registou um declínio.
Certas coisas mudaram, desde as barreiras Safer, até os carros, desde que o esporte começou a se concentrar em limitar as lesões dos pilotos.
Recentemente, ao falar sobre as melhorias de segurança ao longo dos anos, o piloto da Nascar Cup Series, Denny Hamlin, elogiou a organização pela busca contínua para garantir que as lesões dos pilotos seja mínimas.
Durante o último episódio da Actions Detrimental, houve um comentário sobre o que ocorreu com Ryan Blaney, em Daytona. O entendimento dos outros participantes do programa foi de que ele teria tido um resultado diferente há cerca de 20 anos, especialmente considerando o que ocorria na mesma pista no início do século. Para Denny Hamlin , os cenários eram difíceis de comparar.
“Certamente, as inovações de segurança que apresentamos com o Hans são o ponto número um. Não sei se são só barreiras Safer. Eu diria que provavelmente, mas são várias coisas. As proteções da cabeça e do pescoço em geral, por exemplo, mudou a categoria e certamente a tornou mais segura no que diz respeito a um impacto fatal”, disse Denny Hamlin.
“Mas quero dizer, Ryan Blaney levou alguns golpes massivos. Para nossa sorte, pudemos ouví-lo falar em uma entrevista pouco tempo depois.”
Acidente com morte levou Nascar a mudar
O acidente de Dale Earnhardt Sr, que morreu enquanto corria em Daytona, fez a Nascar mudar.
A Nascar e suas pistas estavam bem com as barreiras de concreto. Mas foi somente depois de um choque tão grande que a categoria iniciou a chamada revolução da segurança dentro do esporte.
Foi aqui que entrou em jogo a introdução do Safer e a utilização obrigatória das barreiras Hans. Ao longo dos anos, desde a sua introdução, vários pilotos de corrida em todo o universo da Nascar agradeceram a estas medidas de segurança por salvarem suas vidas.
Essas barreiras de redução de energia de aço e espuma já foram instaladas em quase todas as outras pistas de corrida, amortecendo assim o impacto caso alguém desvie em direção aos muros.