Menu
in

Dias de Trovão? Conheça Tim Richmond, piloto que foi a inspiração para o personagem de Tom Cruise

Piloto polêmico, que serviu de base para Cole Trickle no filme, teve seus altos e baixos na categoria de automobilismo

Tim Richmond

Tim Richmond, piloto da Nascar (Divulgação/Nascar)

O ator Tom Cruise se inspirou enquanto dirigia voltas de treino em Daytona com Paul Newman. Quando ele levou o roteirista Robert Towne para uma corrida em Watkins Glen, ele sabia que poderia ser feito um filme sobre isso. Assim, os personagens por trás de “Top Gun” embarcaram para “Dias de Trovão”.

O diretor Tony Scott se encaixou bem com os produtores Don Simpson e Jerry Bruckheimer. Todos os sabiam fazer filmes de ação. Mesmo tendo terminado um sucesso, a produção foi uma surpresa. Dessa forma, acabou sendo uma homenagem à figura que inspirou o personagem Cole Trickle de Cruise, Tim Richmond — piloto da Nascar nascido em Ohio.

Embora a carreira de Richmond tenha começado nos anos 70, no mundo dos sprint cars de roda aberta, foi sua mudança para o circuito de stock car da Nascar em 1980 que lhe deu fama. Sua imprudência nas pistas e estilo de vida de playboy deram a ele o apelido de “Hollywood”. Mas ele teve dificuldades, e foi somente na temporada de 1986 que conseguiu transformar sua sequência de vitórias em uma corrida marcante, vencendo mais corridas do que qualquer outro piloto do circuito. Essa foi sua temporada com Harry Hyde e Rick Hendrick, e sua conclusão resultou em um filme de esportes inspirador perfeito.

“Dias de Trovão” termina em vitória, com Cole ganhando o Daytona 500 por pouco. Mas a vida de Richmond continuou além daquela boa temporada

Na década de 80, o piloto contraiu AIDS, e a pneumonia resultante no início de 1987 o deixou doente a tal ponto que ele não conseguia mais correr de forma consistente. Ele conseguiu fazer oito corridas naquele ano e venceu duas. Sua última corrida foi em agosto; ele rompeu com a Hendrick Motorsports logo depois. Quando tentou entrar na temporada de 88, a Nascar o suspendeu após testá-lo por abuso de medicação ilícita, que acabou sendo Sudafed e Advil.

Ficando cada vez mais doente, Richmond retirou-se para seu condomínio na Flórida, falecendo em 1989, aos 34 anos. O dia em que morreu foi o mesmo dia em que Cruise levou Robert Towne para uma corrida em Watkins Glen para começar a trabalhar no roteiro. Os funcionários da Nascar diriam que o teste de drogas foi negativo.

Escrito por Arthur Santos Eustachio

Atua como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escreve notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhou na 365Scores e como administrador de páginas esportivas.

Leave a Reply

Sair da versão mobile