A Nascar anunciou a perda de 20 pontos do piloto Cole Custer, além de uma multa de 25 mil dólares ao chefe da equipe Stewart-Haas Racing, Jonathan Toney. A razão é uma penalização devido a um problema no divisor do Ford número 00, detectado em uma inspeção de pré-qualificação em Michigan.
Cole Custer possui duas vitórias na Nascar Xfinity Series (Portland e Chicago) e já está classificado para os playoffs do campeonato. Entretanto, também foi despontuado na fase final da competição, caindo de 15 para 10 pontos.
A Nascar declara que o carro de Custer violou as Seções 14.4.3 C & H: Divisor do Livro de Regras da competição, declarando, no relatório de penalidade: “Exceto conforme especificado, os divisores devem ser usados exatamente como fornecidos pelo fabricante”.
Aliás, o trecho do regulamento complementa que os requisitos e dimensões de referência devem ser fornecidos em um desenho anexo. A seção ainda declara que “o arredondamento de quaisquer arestas do divisor não será permitido”.
Ou seja, as autoridades da Nascar confiscaram o divisor dianteiro do Ford de número 00 de Cole Custer. A Stewart-Haas Racing optou por não apelar.
Cole Custer retornou à Xfinity depois de três temporadas na Nascar Cup Series
Anteriormente, Cole Custer competiu de maneira integral na Nascar Cup Series entre 2020 e 2022, sendo vencedor na etapa de Kentucky em 2020. Na atual temporada, o piloto de 25 anos retornou à Nascar Xfinity Series, onde ganhou 12 provas. Assim, na etapa de Michigan no último sábado (05), concluiu a corrida na 16ª colocação.
Além disso, Custer também vem disputando algumas etapas da Cup Series, atuando pela equipe Rick Ware Racing. Guiando um Ford número 51, terminou a etapa de Michigan, concluída na última segunda (07), em 25º
Custer está em quarto lugar da Xfinity, com 705 pontos. A temporada 2023 tem John Hunter Nemechek e Austin Hill dividindo a liderança, com 811. Na terceira posição, está Justin Allgaier, que soma 777 pontos.
A próxima etapa do campeonato será neste sábado (12), no lendário circuito oval de Indianápolis Motor Speedway. No domingo (13), acontecerá no mesmo local a prova da divisão principal, a Nascar Cup Series.