Pela segunda vez, Jenson Button marcou presença numa etapa da Nascar Cup Series na temporada 2023. Assim, o campeão mundial de Fórmula 1 em 2009 participou da etapa deste domingo (02), pelas ruas do centro de Chicago.
Mesmo que o piloto britânico de 43 anos tenha se classificado em oitavo no grid de largada, Jenson Button terminaria a prova apenas em 21º lugar entre 37 carros. Aliás, o veterano chegaria a marcar a terceira volta mais rápida em toda a sessão de treinos. Contudo, cometeu um equívoco conduzindo seu Ford Mustang de número 15.
Assim, a chuva que caiu e parou ocasionou transtornos para os pilotos, que, com a pista seca, foram trocar os pneus. Então, depois de um contato que teve com Chris Buescher durante uma curva fechada em direção ao pit lane, Jenson Button acabou girando por trás ao entrar nos boxes. O erro aconteceu na volta 23, quando o campeão mundial de Fórmula 1 estava entre os 10 primeiros.
Aliás, quase que o atual campeão da Nascar Cup Series, Joey Logano, se chocou com Jenson Button. Ele vinha logo atrás do britânico, no momento em que este faz o movimento para virar o carro e retomar a corrida. Desse modo, Button caiu para a 24ª colocação e, no restante da prova, recuperaria apenas três posições em meio aos problemas que aconteceram no evento, como o engarrafamento de automóveis e as relargadas.
“Foi divertido”, declarou Jenson Button
“Eu estava gostando, até que me virei no caminho para os boxes”, disse Jenson Button após a corrida. “Foi uma pena. Acho que paramos na hora certa. Passamos do molhado para o seco. Foi uma escolha complicada. Não consegui ver pelo para-brisa que estava tão sujo, mas acho que foi a escolha certa. Quando chegamos viramos, perdemos mais 15 lugares, o que dificultou muito, mas foi divertido”, avaliou o britânico.
Jenson Button deve voltar à Nascar na etapa no lendário circuito de Indianápolis Motor Speedway, marcado para 13 de agosto. Na prova deste domingo (02) em Chicago, o vencedor foi o neozelandês Shane van Gisbergen, tricampeão australiano da Supercars, que estreou na Nascar.