Depois de uma memorável passagem pela Fórmula 1 entre 2001 e 2006, Juan Pablo Montoya se transferiu para a Nascar Cup Series. O colombiano disputou as temporadas integrais da tradicional competição de stock-car norte-americana nos anos de 2007 a 2013, com 255 largadas.
Na modalidade, obteve duas vitórias defendendo a Chip Ganassi Racing, em Sonoma na temporada 2007 e em Watkins Glen em 2010. Nesta última pista, Montoya voltará a correr pela Nascar depois de mais de 10 anos da despedida na temporada regular.
O colombiano de 48 anos defenderá a 23XI Racing guiando o Toyota Camry XSE número 50 em Watkins Glen International, programado para 15 de setembro. A corrida será a segunda da fase dos playoffs da Nascar Cup Series. Montoya será patrocinado pela Mobil 1, um dos primeiros apoiadores do automobilista.
Michael Jordan é um dos sócios da equipe de Montoya
A equipe tem Michael Jordan e Denny Hamlin como proprietário e participa de uma quantidade limitada de corridas, com pilotos variados.
Em comunicado divulgado pela 23XI Racing, Montoya celebrou o retorno à Nascar num local em que foi vitorioso na Cup Series.
“Estou ansioso para voltar a um carro da Cup e correr em Watkins Glen, uma pista que eu realmente gosto e tive a chance de experimentar no início da minha carreira”, declarou o experiente automobilista colombiano.
“Juan Pablo Montoya é um piloto de classe mundial que venceu em tudo que dirigiu, e ele será um grande finalizador da celebração do 50º aniversário que tivemos na NASCAR com o Mobil 1 Toyota nº 50”, destacou Steve Lauletta, presidente da 23XI Racing.
A Nascar Cup Series retornará no dia do encerramento das Olimpíadas de Paris, no domingo da outra semana em 11 de agosto, em Richmond Raceway.