A era moderna da Nascar tem apresentado uma mudança na categoria, que tem deixado de ser em ovais para autódromos de rua e de estradas. A programação está repleta de autódromos variados. Mas, em sua essência, o esporte está enraizado nas corridas ovais, o que é apoiado pelo piloto Kyle Larson.
“Não sei se aumentou o nível de competitividade ou algo parecido. Eu sinto que gostaria que houvesse um pouco menos em nossa programação”, admitiu Kyle, que em contrapartida, em trecho de entrevista coletiva em Watkins Glen divulgado pelo portal The Sports Rush, viu um ponto positivo na mudança.
“Mas também acho que tem sido bom para o nosso esporte ter tantos como nós, porque permitiu o cruzamento com pilotos internacionais e pilotos de diferentes origens para participar de nossas corridas.”
Embora Kyle Larson prefira ter corridas a menos em ruas e estradas, ele também reconhece que a redução do número de corridas de rua pode impactar a participação de competidores internacionais no esporte.
“Acho realmente incrível poder compartilhar uma pista de corrida com todos, como fizemos na semana passada”, disse ele, que voltou a repetir ser um defensor dos ovais.
“Acho isso incrível, mas a Nascar é um esporte oval, na minha opinião, então adoraria ver um pouco mais de ovais.”
Entendimento é que a Nascar tem se expandido com mudanças
Nos últimos anos, vários pilotos tiveram experiências fora da Nascar, assim como outros estiveram na categoria para algumas etapas. Pilotos como os campeões mundiais de Fórmula 1, Kimi Raikkonen e Jenson Button, junto com o recente piloto australiano da V8 Supercars, Shane Van Gisbergen, migraram para o esporte.
A entrada desses pilotos de outras categorias no esporte teve impacto no marketing, considerando que, a certa altura, a popularidade havia diminuído.
Atualmente, embora a Nascar siga a ser predominantementeoval, a introdução de vários percursos de estrada pode ser “convite” disfarçado à expansão. Contudo, a questão de ter mais ou menos percursos de rua no futuro permanece subjetiva.
Entretanto, segundo o site The Sports Rush, o argumento de Kyle Larson tem sido visto como sólido para se inclinar mais para os ovais, considerando a herança esportiva da Nascar.