Menu
in

Nascar abre o jogo e explica desclassificação de Ryan Blaney

Piloto foi eliminado em inspeção técnica depois da corrida, mas a Nascar voltou atrás na decisão e devolveu os pontos a Blaney

Reprodução/Nascar

Na última etapa da Nascar Cup Series no domingo passado (15) em Las Vegas, Ryan Blaney foi desclassificado logo após a corrida, em que terminou na sexta colocação. O piloto da Penske segue na disputa dos playoffs em busca de uma vaga entre os quatro finalistas para a decisão do campeonato em Phoenix, no dia 5 de novembro.

Na inspeção pós-corrida, Ryan Blaney foi punido por conta de uma irregularidade no choque dianteiro esquerdo de seu Ford número 12. Ele não estaria dentro do comprimento mínimo necessário, de acordo com o regulamento da Nascar.

O carro de Blaney teve seus amortecedores verificados e aprovados na inspeção pré-corrida. Estes são selados e depois passam por nova avaliação técnica depois da prova, ainda que menos rigorosa. Mas o choque foi um pouco mais curto com relação ao modelo que a Nascar usa para a inspeção. Esta pequena fração de polegada foi motivo para a desqualificação imediata.

Outros carros apresentaram o mesmo problema de Blaney na etapa de Las Vegas na Nascar

Entretanto, a punição ao automobilista seria retirada pela Nascar. O diretor administrativo da competição Brad Moran esclareceu o ocorrido depois da inspeção técnica pós-corrida em Las Vegas. Em entrevista para a Fox Sports, justificou que outros dois carros também tiveram problemas com choques. Dessa forma, os veículos reservas de Daniel Suarez e Chase Elliott apresentaram irregularidades semelhantes.

A Nascar levou o modelo de amortecedor e os quatro amortecedores do carro de Blaney de volta ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para uma nova inspeção adicional. Assim, Brad Moran conversou com os funcionários encarregados da inspeção de choque. Eles realizaram uma nova avaliação e chegaram à conclusão de que o modelo se tornou inconsistente durante todo o fim-de-semana e que a equipe não foi culpada pela falha.

Logo após a decisão da Nascar de devolver os pontos a Ryan Blaney, a Penske emitiu um comunicado em que afirmou estar satisfeita com a decisão. A equipe também elogiou a integridade da Nascar ao longo da temporada. O piloto de 29 anos está na sétima colocação nos playoffs, 17 pontos atrás da linha de corte dos competidores que estariam hoje classificados para a final.

Neste domingo (22), haverá mais uma etapa da Nascar Cup Series. A corrida em Homestead-Miami Speedway terá sua largada às 15h30 (horário de Brasília).

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Leave a Reply

Sair da versão mobile