O futuro da Stewart-Haas Racing na NASCAR Cup Series tem sido um dos principais tópicos de conversa nas últimas temporadas. No entanto, indícios mais recentes apontam que esta parceria pode não ocorrer nem na próxima temporada, em 2024.
Kevin Harvick se aposentará da Cup Series no final da temporada de 2023, o que significa que a Stewart-Haas Racing precisará preencher o carro nº 4. A organização escolheu Josh Berry para substituir Harvick, mas o restante do grid da temporada segue indefinido.
Chase Briscoe retornará, mas Aric Almirola e Ryan Preece estão com renovações menos encaminhadas. Almirola é “amplamente esperado” para se aposentar, mas nada é oficial ainda. No entanto, há outra questão sobre o futuro da equipe que fica sem resposta.
A Stewart-Haas Racing está com a Ford desde o início da temporada 2017. Antes disso, a organização era apoiada pela Chevrolet, fabricante que fornecia motores e chassis para a equipe. Quando a equipe mudou para a Ford, passou a receber motores da Ford enquanto construía seu próprio chassi. Um dos principais motivos por trás da mudança foi o fato de optar em ser a segunda prioridade da Hendrick Motorsports na Chevrolet.
O tópico do futuro da Stewart-Haas Racing com a Ford foi levantado no anúncio de Berry para a temporada de 2024, mas Tony Stewart, co-proprietário da Stewart-Haas Racing, disse que a organização não tinha planos de trocar de fabricante. Jordan Bianchi, do The Athletic, concedeu entrevista à SiriusXM NASCAR Radio e falou sobre o futuro da Stewart-Haas Racing com a Ford. Bianchi também dissecou a resposta de Stewart ao anúncio de Berry para o carro nº 4.
Aspas de Jordan Bianchi sobre o futuro da Stewart-Haas Racing com a Ford na NASCAR
“Não ouvi nada de ninguém que eu realmente deva acreditar e dizer ‘Oh, ok, agora é oficial’, que (a Stewart-Haas Racing) estará com um fabricante diferente da Ford no próximo ano… Agora , você pode ver a resposta dele. Sempre há um pouco de espaço de manobra. Não foi uma afirmação clara : ‘Vamos voltar com a Ford, sem dúvida.’ O contrato deles com a Ford vai até o ano que vem.”
“Eu acho que no grande esquema das coisas, eles sabem que o contrato deles está chegando e quando o seu contrato está chegando, você sempre quer ter influência e negociar é importante. Você não quer necessariamente inclinar a mão um pouco. Eu posso ver porque alguns desses rumores e especulações surgiram um pouco.”