A Nascar confirmou nesta semana a suspensão de membros de duas equipes da Cup Series e de uma equipe da Xfinity Series como parte de penalidades por incidentes envolvendo pneus soltos no Texas Motor Speedway.
Dois membros da tripulação da equipe nº 3 da Richard Childress Racing Cup de Austin Dillon e da equipe nº 51 da Rick Ware Racing, e dois da equipe da Xfinity Series do piloto Jeb Burton foram suspensos e considerados violadores das “Seções de Segurança 8.8 .10.4.A e C: Perda ou separação de um pneu/roda instalado incorretamente do veículo. Obs: Perda de pneu/roda durante o evento.”
Tanto Dillon quanto Todd Gilliland, que pilotava o número 51 da RWR no domingo (24) no Texas, tiveram as rodas soltas na pista durante a corrida dos playoffs da Cup Series. Burton teve um incidente semelhante na corrida Xfinity de sábado (23).
Os membros da tripulação Josh Sobecki e Michael Johnson da equipe número 3 de Dillon, Richard Childress Racing, foram suspensos das próximas duas corridas da Cup Series (Talladega e Charlotte Roval), assim como os membros da tripulação da RWR, Matthew Schlytter e Coleman Dollarhide.
Nascar deixou a punição mas branda em 2023
Mesmo assim, podemos dizer que todos os envolvidos nesses problemas tiveram uma dose de sorte por conta de uma mudança importante para a temporada 2023. Se os incidentes tivessem ocorrido no ano passado, os chefes de tripulação das equipes também teriam cumprido suspensões de quatro corridas, mas a Nascar alterou as regras para 2023 em relação às penalidades por rodas soltas.
Os membros Justin Clapper e Dakota Bonds da equipe Chevrolet nº 27 de Burton foram suspensos das próximas duas corridas Xfinity – Charlotte Roval e Las Vegas. Além disso, Jeff Meendering, chefe de equipe da equipe nº 18 Joe Gibbs Racing do piloto Xfinity, Sammy Smith, foi multado em US$5.000 por uma porca instalada incorretamente que foi descoberta na inspeção pós-corrida.