Shane van Gisbergen surpreendeu o mundo dos esportes a motor no começo de julho. Em sua primeira atuação na Nascar, o neozelandês venceu a corrida no circuito de rua de Chicago, se tornando o primeiro estreante em 60 anos a ganhar na Cup Series.
Desde então, o nome de Van Gisbergen passou a ser fortemente cotado para a disputa integral na Nascar Cup. Nesta quarta-feira (13), veio a confirmação. O neozelandês de 34 anos assinou com a Trackhouse Racing e correrá toda a temporada 2024 no tradicional campeonato norte-americano.
A partir do ano que vem, Van Gisbergen integrará o programa de desenvolvimento da Trackhouse. O neozelandês marcará presença nas três categorias da Nascar, em corridas selecionadas: a Cup, a Xfnity e a Truck Series.
Shane van Gisbergen celebrou o acordo, em comunicado da Trackhouse. “Este anúncio significa muitas coisas para mim. Estou orgulhoso do que conquistei aqui na Austrália, mas estou entusiasmado com este novo capítulo na minha carreira e com as oportunidades que ele traz.
Estou muito grato a todos que desempenharam um papel na minha carreira até agora, especialmente à Triple Eight Race Engineering, e estou ansioso para terminar o nosso ano com mais alguns destaques!
É hora de um novo desafio e esta aventura na NASCAR será o maior desafio da minha carreira e estou realmente ansioso. Quero agradecer a Justin Marks [fundador e proprietário da Trackhouse] e a todos na Trackhouse Racing que se arriscaram e me deram esta oportunidade. Estou animado para chegar à América e começar a temporada“, declarou Van Gisbergen.
“Será um processo de aprendizagem para Van Gisbergen”, afirmou dono da Trackhouse
Justin Marks afirmou que Shane van Gisbergen terá um “tremendo desafio”. “O próximo ano será para acostumá-lo às corridas em pistas ovais, supervelocidades, pistas de 2,4 quilômetros e tudo o que ele nunca experimentou em sua carreira. Obviamente será um processo de aprendizagem, mas achamos que Shane terá um desempenho muito bom”, disse o dono da Trackhouse, que tem os pilotos Ross Chastain e Daniel Suarez como os integrantes da equipe em tempo integral.
Posteriormente à etapa de Chicago em julho, Shane van Gisbergen participaria da corrida no lendário circuito Indianápolis Motor Speedway, no mês passado. O neozelandês se classificou na décima colocação. Além disso, também disputou a Truck Series no local, encerrando em 19º.
Tricampeão do V8 Supercars Championship na Austrália, o piloto busca o tetracampeonato nesta temporada 2023. Atualmente, está na segunda colocaçao com 1758 pontos, atrás do líder Brodie Kostecki, que soma 1895 e também correu pela Nascar pela primeira vez, em Indianápolis.