A Nascar está próxima de contar com uma ilustre presença. Desse modo, o ex-piloto da F1 e piloto da Toyota Endurance Racing, Kamui Kobayashi, irá estrear na NASCAR Xfinity Series com a 23XI Racing. A notícia veio a público durante as 24 Horas de LeMans de 2023.
Kobayashi será apenas o segundo piloto do Japão a correr na série Nascar Cup, após Hideo Fukuyama. Assim, ele competirá com o Toyota Camry nº 67 na corrida Indianapolis Motor Speedway Road Course. Vale lembrar que Travis Pastrana, famoso piloto do autocross, dirigiu o mesmo carro no Daytona 500 de 2023, tendo um ótimo desempenho. Além disso, o carro também deve ficar à disposição de Kurt Busch quando ele retornar a Cup.
“Estamos entusiasmados em apoiar Kamui em sua primeira largada na NASCAR Cup Series, enquanto colocamos em campo outro Toyota competitivo para a corrida em Indianápolis. Esta corrida também servirá como uma grande oportunidade para nossa equipe competir e aprender com um piloto altamente talentoso. No início da temporada, a equipe nº 67 fez um ótimo trabalho de preparação e execução no Daytona 500 e esperamos fazer o mesmo com Kamui. Também estamos empolgados em apresentar os muitos fãs internacionais de Kamui ao 23XI e ao nosso esporte”, disse Steve Lauletta, atual presidente da 23XI Racing.
Por fim, vale observar que Kobayashi já tem 36 anos, mas ainda compete no WEC e no Campeonato Japonês de Super Fórmula. Durante sua carreira, o japonês realizou 75 provas na F1, ficando somente uma vez no pódio. Além disso, ele também acumula três pódios em Le Mans na Fórmula E e no IMSA Championship.
Correr na Nascar é um sonho de infância de Kobayashi
Recentemente, Kobayashi revelou que a primeira corrida que ele se lembra de ter visto foi uma prova da Nascar em um circuito oval. Desde então, isso se tornou um sonho para ele. Inclusive, ele chegou a afirmar que nem conhecia a F1.
“Na verdade, na minha memória, a primeira corrida na TV foi na verdade a Nascar. Quando eu tinha uns quatro ou cinco anos. Eu disse, ‘uau, que legal!’ E a primeira vez que corri de kart, sinceramente não conhecia a Fórmula 1. No final das contas, quando me lembro, o que vi quando era muito jovem era uma corrida da Nascar, porque era uma oval. E eu me lembro, o ponto alto, pensar que um dia correr na Nascar era meu sonho”, comentou Kobayashi.
Além disso, Kobayashi apontou que o IRC não era o seu local preferido para estrear na Cup. Dessa forma, ele gostaria de correr uma pista oval, como ele sonhou na sua infância. Contudo, o japonês alegou que a sua programação do WEC e da Super Fórmula tornava o IRC a única opção viável.
“Ainda tenho uma corrida no WEC e também estou fazendo a Super Fórmula no Japão, então, obviamente, não encontrar cronogramas conflitantes como parte de uma corrida na Nascar é bastante complicado. E também, precisamos de um tempo de preparação para uma sessão de simulador, ajuste de assento, alguns dias de teste provavelmente, acho que não cabe em nenhuma outra pista. E a única que encontramos é a pista da IndyCar”, acrescentou Kobayashi.