Depois de duas temporadas competindo nos carros de Fórmula 4, Fernando Barrichello estreia neste final de semana na Euroformula Open, na etapa de abertura do campeonato, em Portimão, Portugal. O jovem de 18 anos vai encarar o desafio de competir com um novo carro, sendo o único estreante do grid.
O filho mais novo de Rubens Barrichello pilotará a máquina #41 da equipe alemã Motorpark. A Euroformula Open é a herdeira da F3 Espanhola e já contou com pilotos titulares da Fórmula 1 como Carlos Sainz e Yuki Tsunoda no grid.
Os carros são equipados com chassis Dallara 320 e alcançam até 240HP de potência. Este é um grande salto para Barrichello que pilotou carros de até 190 cavalos e com praticamente o mesmo peso nos últimos dois anos.
Fefo Barrichello chega a sua terceira temporada completa nos carros de monopostos trazendo no currículo duas vitórias e 10 pódios na edição brasileira da Fórmula 4. Na temporada 2024 Barrichello terá o desafio de aprender novas pistas, incluindo a de Portimão, nesta etapa.
A Euroformula Open será disputada em oito etapas, além de Portugal, o campeonato passará pelos lendários circuitos de Hockenheing, Spa-Francorchamps, Hungaroring, Paul Ricard, Red Bull Ring, Barcelona e encerra em Monza.
O final de semana começa com dois treinos livres na sexta-feira, no sábado será disputado o treino classificatório e a primeira corrida, com 30 minutos de duração ou 18 voltas. No domingo acontecem duas baterias que tem a mesma duração da primeira corrida para encerrar a etapa.
As corridas da etapa de Portimão do Euroformula Open serão transmitidas pelo Youtube oficial da categoria.
O que ele disse:
Estou extremamente feliz em fazer mais uma temporada na Europa, só tenho a agradecer a Porto e a Mahrte que viabilizaram tudo isso. Desta vez começo em um campeonato novo, o Euroformula Open, foi um salto bem grande de carro, optamos por pular outras categorias e fazer isso. No primeiro teste foi um choque de velocidade entre os carros, nos testes em Barcelona tive a chance de ver na prática a diferença, já que havia competido lá no ano passado. São mundos completamente diferentes, é um carro que faz muita curva e conta com muita pressão aerodinâmica. Eu tenho evoluído muito nos testes de pré-temporada, eu sou o único estreante na categoria, então vai ser um grande desafio. Minha meta é brigar pelo título junto com a equipe Motorpark. Várias pistas, assim como essa de Portimão serão novas para mim, então agora é trabalhar para disputar as primeiras colocações.”
Fernando Barrichello
Programação da etapa:
Quinta-feira, 25 de abril:
05:00 – Treino privado 1
09:15 – Treino privado 2
Sexta-feira, 26 de abril:
05:58 – Treino Livre 1
10:18 – Treino Livre 2
Sábado, 27 de abril:
05:10 – Treino Classificatório
12:05 – Corrida 1 (18 voltas ou 30 minutos)
Domingo, 28 de abril:
05:55 – Corrida 2 ( 18 voltas ou 30 minutos)
13:05 – Corrida 3 (18 voltas ou 30 minutos)