A “dança dos assentos” deve acontecer na MotoGP para 2024. Depois de perder o lugar na Ducati Gresini para Marc Márquez, Fabio Giannantonio está bem próximo de acertar com uma nova equipe para a próxima temporada. Trata-se daVR46 Mooney, time chefiado pela lenda Valentino Rossi.
Prestes a perder Luca Marini, que ocupará a vaga de Márquez na Honda, a escuderia de Valentino está no mercado em busca de um substituto, e Fabio Giannantonio é o principal cotado. Inicialmente, o jovem Fermin Aldeguer, que se destaca na Moto2 foi especulado para a vaga, mas as conversas estão longe de serem simples, o que abriu caminho para o italiano.
Diante de um cenário de resistência por parte de Luca Boscoscura, que não quer liberar Aldeguer para a categoria rainha, o nome de Fabio Giannantonio passou a ser o favorito. O jovem espanhol tem proposta para ingressar na Pramac Ducati em 2025, caso permaneça na Moto2 por mais um ano.
“Finalmente vejo alguma luz, depois de um período bastante difícil. Essa agonia não foi fácil de viver. Acho que algo pode mudar, tivemos uma primeira conversa com o VR46, estou otimista”, disse o técnico de Fabio Giannantonio, Diego Tavano.
As últimas provas da temporada têm sido de ascensão e protagonismo do piloto italiano. Depois que tomou conhecimento da substituição por Marc Márquez, Giannantonio cravou um quarto lugar na Indonésia, faturou pódio na Austrália, e no último final de semana, triunfou no GP do Qatar, conquistando a sua primeira vitória na carreira dentro da categoria rainha.
O triunfo em solo qatari levou o piloto da Gresini aos 134 pontos. Apesar da vitória, ele permanece na 12ª colocação do Mundial. A próxima e última prova da MotoGP na temporada 2023 ocorre neste final de semana, com as movimentações no GP de Valencia, na Espanha. Bagnaia e Martín rivalizam pelo título.