Fernando Alonso acredita que a Aston Martin perdeu a chance de capitalizar com os problemas da Red Bull nas últimas corridas.
A temporada da Aston Martin tem sido muito difícil em 2024. A equipe marcou apenas 73 pontos até agora. Enquanto Max Verstappen, da Red Bull, tem 277 pontos.
Essa distância gigantesca poderia ser menor caso a Aston Martin tivesse melhorado seu desempenho junto com outras equipes como McLaren e Ferrari, as quais aproveitaram dos problemas que começaram a surgir na Red Bull.
Na temporada anterior, a Aston Martin ficou bem mais próxima da Red Bull no período que antecede a parada de verão. Alonso conseguiu conquistar seis pódios. Depois disso, o desempenho da equipe caiu e ficou lá embaixo.
A segunda parte da temporada de 2023 e a primeira de 2024 foram ambas fracas para a Aston Martin.
Segundo Alonso, “é assim que as coisas são. No ano passado, fomos os melhores dos demais, atrás apenas da Red Bull, que foi imbatível. Eles nunca tiveram um pit stop ruim, uma queda ou uma sessão de qualificação ruim. Nós estávamos em terceiro ou segundo o tempo todo”.
Segundo o espanhol, ele dividiu o pódio várias vezes com Max Verstappen, campeão de 2023. Porém, na atual temporada, a melhor colocação de Alonso foi um quinto lugar no GP da Arábia Saudita.
Para Alonso, é preciso que a equipe reconheça sua responsabilidade na posição atual na tabela de classificação. “As coisas mudaram um pouco e nós não estávamos lá para aproveitar a oportunidade”, disse ele.
Alonso afirmou que estava decepcionado, principalmente porque quando a Red Bull começou a ter problemas “nós não estávamos mais lá. Então cabe a nós não conseguirmos voltar a acompanhar esse ritmo”.
Mike Krack, que é o chefe da equipe, teve uma entrevista publicada no site da Aston Martin onde ele diz que a equipe está no “caminho certo”.