Menu
in

Juju Noda pilotará pela Honda na Super Fórmula em 2024

juju noda

Divulgação / Noda Racing

A vencedora da Euroformula Open, Juju Noda, disputará a temporada 2024 da Super Fórmula com a equipe TGM Grand Prix, da Honda. Noda vai pilotar o SF23, número 53, com motor Honda, em todas as nove corridas da Super Fórmula deste ano, ocupando o lugar de Toshiki Oyu e Riki Okusa em 2023.

O anúncio faz dela a primeira mulher a competir na principal série de monopostos do Japão desde Tatiana Calderon, que pilotou pela Drago Corse entre 2020 e 21, mas sem conquistar pontos. Juju Noda, que completa 18 anos em fevereiro, já havia experimentado um carro da Super Fórmula no teste pós-temporada em Suzuka, em dezembro, onde terminou a pouco mais de dois segundos dos líderes.

No entanto, Juju Noda nunca competiu em seu país de origem antes de 2024, tendo passado toda a sua carreira profissional na Europa. Em trecho divulgado pelo Motorsport, ela comemorou o acerto com a Super Fórmula.

“Estou feliz por ter decidido participar da Super Fórmula. Estou dando um grande passo e sinto uma mistura de entusiasmo e ansiedade agora. É como um sonho poder correr na mesma corrida que os meus ídolos, que têm muita experiência, com os melhores pilotos japoneses e os pilotos estrangeiros que alcançaram resultados no mundo e que se espera que tenham um bom desempenho no futuro. Espero poder aprender muito e quero me divertir sem medo de errar.”

Juju Noda quer mais mulheres no automobilismo e espera ser exemplo

Juju Noda espera que sua entrada na Super Fórmula promova a igualdade no automobilismo, incentivando mais mulheres na profissão.

“Espero que esta participação na corrida leve a uma revisão das regras para torná-la mais igualitária para as mulheres e ajude a dissipar vários estereótipos negativos. Se conseguirmos criar uma Super Fórmula que esteja em linha com os tempos, onde questões como uma sociedade com igualdade de gênero e questões de gênero estão a atrair a atenção na sociedade de hoje, acredito que isso levará a um maior desenvolvimento do automobilismo nacional. Farei o meu melhor para me tornar um bom modelo para as pilotos femininas.”

Representante da TGM, Kazuhiro Ikeda, disse que Noda foi recrutada depois de impressionar a equipe durante seus primeiros dois dias em um carro da Super Fórmula no mês passado. No entanto, Ikeda também deixou claro que terá que acelerar o passo para competir contra seus rivais mais experientes.

Escrito por Matheus Camargo

Leave a Reply

Sair da versão mobile