Menu
in

Makino leva crédito de chefe da Dandelion por vitória da equipe na Super Fórmula

Makino viu o companheiro de equipe vencer em Suzuka, mas levou parte dos créditos

makino dandelion

Divulgação / Honda Racing

Kiyoshi Muraoka, chefe da equipe Dandelion na Super Fórmula, deu crédito a Tadasuke Makino por poupar a equipe de uma potencial seca de três temporadas de vitórias após seu difícil início de temporada.

A Dandelion, que pilota com a Honda, conquistou sua primeira vitória em dois anos no mês passado, em Suzuka, quando o estreante Kakunoshin Ota derrotou Liam Lawson para encerrar sua primeira temporada no lugar mais alto do pódio.

Porém, a primeira parte da temporada foi difícil para a equipe, já que Tadasuke Makino não conseguiu ficar entre os cinco primeiros até conseguir um pódio na 5ª etapa, em Sugo, enquanto Ota terminou as suas primeiras cinco corridas fora da zona de pontuação.

O teste da temporada em Fuji, em junho, provou ser o ponto de virada para a Dandelion, com Makino marcando a pole e terminando em segundo, atrás de Lawson. Ota então marcava seus primeiros pontos após ficar terceiro.

A boa forma de Kakunoshin Ota continuou até o final do ano, quando ele se tornou o quarto vencedor diferente da temporada, em Suzuka, e o único fora dos favoritos. O chefe da Dandelion, Kiyoshi Muraoka, admite que estava preocupado que as dificuldades iniciais pudessem deixar os pilotos em um sem vitórias, tendo atribuído a reviravolta aos esforços de Makino para tirar o time da crise no início da temporada.

Makino liderou a Dandelion no entendimento do carro para 2023

“No começo não acertamos com o carro novo e éramos a única equipe de ponta que estava passando por dificuldades. Achei que levaríamos dois ou três anos para voltar ao topo. Naquela época, Makino liderava a equipe e contribuiu para sua reconstrução. Isso realmente tomou forma quando ele conseguiu a pole em Fuji e, de repente, a equipe estava indo na direção certa novamente”, lembrou o chefe da Dandelion, Kiyoshi Muraoka, que seguiu.

“Normalmente, se você errar com um carro novo, voltar ao topo dentro de um ano é muito bom, mas eu estava tão resignado com as dificuldades que disse aos patrocinadores: ‘por favor, sejam pacientes por dois ou três anos'”, admitiu ele sobre o carro da equipe para a temporada.

“O fato de termos conseguido voltar ao topo tão rapidamente se deve ao fato de Makino liderar a equipe. Depois, nos testes da temporada, Ota conseguiu entender o carro corretamente, o que lhe permitiu obter essa vitória. Desde então, tem sido uma batalha acirrada entre Makino e Ota, e conseguimos usar os dados de ambos os carros. Portanto, a contribuição de Makino foi realmente grande.”

Escrito por Matheus Camargo

Leave a Reply

Sair da versão mobile