O ex-piloto de Fórmula 1, Daniil Kvyat, pode estar perto de explorar novos horizontes no automobilismo mundial ao “flertar” com o campeonato japonês de Super Fórmula. De acordo com informações do portal Motorsport, o russo passará em breve por testes na categoria asiática.
Fontes indicam que Kvyat irá participar dos testes inaugurais da categoria, agendados para o fim deste ano, no Circuito de Suzuka. A expectativa é de que ele corra então pela Nakajima Honda durante as sessões que ocorrerão entre 6 e 8 de dezembro.
Segundo informações, a oportunidade será viabilizada a Kvyat por meio da influência de seu amigo Franz Tos, diretor da AlphaTauri, além de sua forte relação com o gerente da equipe Nakajima, Katsuhisa Homma.
Dessa forma, caso tudo ocorra conforme o planejado nos testes, Daniil Kvyat poderá estrear na Super Fórmula já na próxima temporada, em 2024. Vale destacar que o calendário da Super Fórmula japonesa não coincide com os fins de semana de competição da FIA WEC e do IMSA, categorias em que Kvyat também deve competir, por conta de sua parceria com a Lamborghini. Há então a possibilidade do piloto russo participar simultaneamente de três relevantes campeonatos do automobilismo em diferentes continentes.
Toda essa situação leva os amantes do automobilismo japonês às lembranças da bem-sucedida campanha da equipe na Fórmula Nippon, em 1996, junto ao piloto alemão Ralf Schumacher.
Daniil Kvyat pela Fórmula 1
O piloto russo esteve na F1 entre 2013 e 2021. Em seu período na categoria mais famosa do automobilismo mundial, Daniil acumulou passagens por Toro Rosso, Red Bull, AlphaTauri, Ferrari e Alpine (nas duas últimas esteve apenas como piloto de testes).
Em 16 de março de 2014, Kvyat se tornou o então piloto mais jovem a pontuar na Fórmula 1, aos 19 anos e 324 dias, graças ao seu 9º lugar na primeira corrida de sua carreira na categoria, o GP da Austrália. No entanto, esta marca foi superada por Max Verstappen logo no ano seguinte, quando o neerlandês alcançou o 7º lugar no GP da Malásia de 2015 com 17 anos e 180 dias de idade.