A Supercars aprovou um corpo de acelerador novo e menor para o motor do Ford Mustang na categoria, segundo informou o porta-voz da competição, em comunicado compartilhado pelo Motorsport.
A partir do Sydney SuperNight deste fim de semana, os motores Ford serão equipados com um corpo de borboleta de 80 milímetros, que substitui a unidade de 87 milímetros que foi usada até agora. A mudança significa que o Ford e o Chevrolet V8 terão o mesmo tamanho de corpo do acelerador, o que é uma preferência na categoria Supercars.
Se espera que o corpo do acelerador menor melhore a dirigibilidade e a vida útil do pneu traseiro, que têm sido problemas para o Mustang em comparação com o Camaro até agora na temporada 2023. A aprovação para a mudança segue o novo acelerador que foi testado por várias equipes.
“O Supercars agora confirmam que a equipe de homologação da Ford solicitou uma mudança no documento de especificação do motor (ESD) para usar um corpo de acelerador de 80 milímetros. Isso já foi testado, verificado, dentro e fora da pista, e agora está aprovado para introdução no Beaurepaires Sydney SuperNight”, disse o porta-voz do Supercars sobre a mudança.
Mudança no Ford pode dar maior vida útil aos pneus traseiros da Supercars
Este é o segundo ajuste de paridade significativo em um dos carros do Supercars, mesmo que o Ford já tenha estreado um novo pacote aerodinâmico em Townsville. Isso também foi centrado na vida útil do pneu traseiro, com uma asa traseira reposicionada, aba de maca e spoiler de porta-malas, na esperança de melhorar a estabilidade traseira durante a frenagem do Mustang, segundo o Motorsport.
A classificação da competição australiana tem Will Brown, da Erebus Motorsport, como líder da competição com 1290 pontos. Porém, vários pilotos estão próximos ao topo da tabela. Brodie Kostecki, também da Erebus Motorsport, é o segundo com 1270 pontos somados, enquanto o terceiro é Broc Feeney, da Triple Eight Race, com 1220. Em quarto, também próximo ao topo, está Shane van Gisgergen, também da Triple Eight Race Engineering, somando 1207 pontos na disputa do Supercars Championship 2023.