Tetracampeão da Fórmula 1, Sebastian Vettel anunciou sua aposentadoria do esporte ao final da temporada de 2022. E embora pareça estar curtindo sua vida de aposentado, o alemão não descartou completamente um possível retorno ao mundo competitivo.
Recentemente, Vettel deu algumas voltas no RB7 durante uma demonstração da Red Bull no circuito de Nurburgring, na Alemanha, e gostou da experiência. Em entrevista à Sky Sports, falou sobre a possibilidade de voltar à Fórmula 1, como Nigel Mansell, Kimi Raikkonen e Fernando Alonso fizeram.
“Não posso dizer não, porque nunca sabemos. Acho que é algo que, se você perguntasse a todos eles, provavelmente alguns deles teriam dito ‘não’. E alguns deles eu não sei, mas no final todos eles voltaram, então não posso excluir isso”, começou Vettel.
+ Muito dinheiro! 5 pilotos que pagaram por um cockpit na Fórmula 1
Hoje com 36 anos de idade, Vettel pondera que qualquer decisão dependerá da chance de se desafiar . “Estou gostando do tipo de perspectiva do desafio do que fazer em seguida. Na minha opinião, será o maior desafio para qualquer piloto de corrida e o maior desafio para qualquer esportista, o que fazer em seguida?”, completou.
Rival antigo de Vettel, o bicampeão Fernando Alonso, terceiro colocado no mundial de F1 na temporada, foi perguntado sobre o possível retorno do alemão. O espanhol de 42 anos afirmou que voltar à F órmula 1 é um desafio e “não pode ser subestimado”.
“Depende dele [Vettel], obviamente, se ele pensa sobre isso. Como eu disse, acho que quando Daniel voltou, é um desafio. Voltar à F1 não pode ser subestimado. E sim, pode ser um desafio, com certeza”, disse Alonso.
Números de Sebastian Vettel na Fórmula 1:
Com quatro títulos mundiais da Fórmula 1 no currículo, Sebastian Vettel é um dos principais nomes da história da categoria. As conquistas do alemão foram entre as temporadas 2010 e 2013, todas pela Red Bull.
Além dos títulos, Vettel tem outras marcas expressivas ao longo da carreira. Ele foi, por exemplo, o mais jovem piloto da história a levantar o título, com 23 anos e 134 dias. No ranking dos maiores campeões da história, está empatado com o francês Alain Prost, e atrás de Michael Schumacher, Lewis Hamilton e Juan Manuel Fangio.
Vettel ainda é o terceiro maior vencedor de corridas da história da Fórmula 1, com 53. O alemão fica atrás apenas de Lewis Hamilton (103) e Michael Schumacher (91). Além disso, também é o terceiro colocado no ranking de pilotos com mais pódios na categoria, com 122. Hamilton (195) e Schumacher (155) lideram a lista.
Além da brilhante passagem pela Red Bull, Vettel também correu por BMW Sauber, Toro Rosso, Ferrari e Aston Martin. Foram 300 GPs disputados – 299 largadas – ao longo de toda carreira.