Antonella Bassani tem se destacado na categoria dos carros da Porsche Cup, ao ser selecionada por Dener Pires para o programa Young Racing Academy. Trata-se da fase inicial do programa júnior da marca, instituído no Brasil em 2018.
Na ocasião, Bassani chegara como promessa na Sprint Challenge, a categoria de entrada da Porsche Cup C6 Bank Mastercard. E bem na primeira prova, no icônico Autódromo José Carlos Pace em Interlagos, a atleta de apenas 17 anos já foi capaz de alcançar o primeiro pódio na segunda corrida do fim de semana.
Depois das duas corridas em seus primeiros dias na categoria, ela enfatizou o aprendizado na pista, de modo a pô-los em prática nas pista ulteriores.
“Na corrida de sábado, passei muitos adversários e acabei em sétimo – o que foi bom para compreender com o carro e corrigir certas coisas. Foi uma corrida de necessidade para mim e de muitas experiências. Quanto ao domingo, foi uma prova agitada do começo ao fim; foi duro, mas uma disputa muito legal, aprendi bastante a como lutar; já posso usar isso na próxima prova”, disse.
Atleta reflete sobre pole position
Ainda que não tenha competido treinos livres devido a uma chuva no Velocitta, Antonella Bassani deixou sua marca na Porsche Cup. Ela se converteu na primeira mulher a marcar uma pole position para uma prova da categoria. É verdade que não conseguiu a vitória, mas ficou com o registro histórico nos livros do automobilismo; ela, assim, prova que a categoria acertou em sua aposta.
“Fui a primeira mulher a ganhar uma pole na Porsche Cup no Brasil. E consegui um segundo lugar na corrida. Então, agradeço a todos pela torcida. Espero que seja a primeira pole de muitas. Não tinha muita ideia de como o carro ia reagir nessa pista com pneu novo; de toda a forma, consegui a pole. Na corrida, não estava com um ritmo bom no começo; terminei em segundo lugar, com um ritmo bem forte”, analisou ela.