Menos de 24 horas depois da última bandeirada da etapa de sprint da Porsche Cup C6 Bank no Estoril, os motores dos carros de competição mais produzidos no planeta voltaram a rugir no tradicional autódromo português, desta vez para os treinos livres da segunda etapa de endurance do campeonato de 2025.
Foram realizadas cinco sessões de treino para o GP de Cascais, sendo a primeira exclusiva para competidores que não andaram nos últimos dias. Depois as duplas inscritas na corrida de 300 km que encerra a jornada da Porsche Cup C6 Bank em território português, tiveram a oportunidade de acertar as máquinas visando a tomada de tempo e a corrida de longa duração.
Pela Carrera, o melhor tempo deste sábado ficou com Rafael Martins. O competidor do carro #15, dupla de Leonardo Sanchez, anotou 1:39.299 na segunda sessão da tarde. No treino 1, a dupla mais veloz foi do Porsche #13, com os pilotos portugueses Bernardo Sousa e Antonio Felix da Costa. As sessões tiveram 15 e depois 11 carros da Carrera no mesmo segundo entre os 27 inscritos, prometendo entregar novamente o equilíbrio característico das corridas longas da categoria.
Já na Challenge a dupla líder foi a do Porsche #66, de Sadak Leite e Fabio Carbone, com o tempo registrado pelo último no treino 1, 1:41.460. Depois de cravar com uma etapa de antecipação o título de sprint da classe Challenge Rookie na véspera, Daniel Neumann, competidor pernambucano de 16 anos de idade, anotou 1:41.785 em sua melhor tentativa, para liderar a sessão da tarde. Com dez duplas inscritas na categoria, o primeiro treino registrou cinco carros no mesmo segundo do líder, com a segunda sessão tendo quatro neste intervalo.
Neste domingo a pista será aberta pela manhã no horário local, com quatro sessões de treino classificatório, cada uma com 20 minutos de duração (duas pela Carrera e duas pela Challenge). Cada integrante das duplas precisa registrar tempo e a ordem de largada é estabelecida pela média das melhores voltas de cada membro das 37 tripulações participantes do GP de Cascais.
A largada está marcada para 14h locais (10h em Brasília), com previsão de 72 voltas ou 2h30 de duração. O regulamento particular da prova determina três janelas de paradas obrigatórias, via de regra, cada uma com de 6 minutos de duração. Elas serão abertas pelo carro líder, quando ele completar as voltas 16, 35 e 53, permanecendo abertas por 8 minutos. Para ser considerado válido, o pit-stop precisa acontecer dentro desta janela, necessariamente com a troca do piloto condutor.
Na conclusão da volta 33, será apresentada bandeira marcando o fim do primeiro segmento da prova, que já atribui pontuação aos competidores, desde que tenham realizado um pit-stop válido.
O campeonato de endurance tem a dupla do #544, formada por Marçal Muller e Felipe Fraga, na liderança. Eles anotaram a pole e lideraram os dois segmentos, para vencer o GP Paulo Pinheiro no Algarve há dois meses com direito à pontuação máxima.
Depois do GP de Cascais, o certame de provas de longa duração da Porsche Cup C6 Bank encerra sua temporada em Interlagos, com prova de 500 km designada para 22 de novembro.
O que eles disseram:
“Um dia que reservamos praticamente para o Rafa andar já que eu competi aqui na etapa sprint. Assim como nos últimos dias claramente temos um carro equilibrado e estamos animados para a classificação e corrida de amanhã.”
Leonardo Sanchez
“Feliz em estar aqui em Estoril, uma pista histórica para competirmos com um carro sensacional como é o Porsche. Estou contente com a marca de hoje, mas é só treino, amanhã começa de fato a disputa, mas estou confiante e focado para amanhã.”
Rafa Martins
“Nossa dupla sempre foi bem equilibrada e começamos bem nos treinos livres. Vamos trabalhar para largar na frente amanhã e lutar outra vez pelo pódio”
Sadak Leite
“O Sadak vem com boa performance no Estoril na sprint e estou confiante para mais um domingo positivo com o carro #66”
Fabio Carbone
“Fico muito feliz com os resultados que estamos conquistando, ontem o título e, agora, o melhor tempo no treino de hoje. Mas sabemos que ainda temos muito a trabalhar e analisar para manter essa posição amanhã.”
Daniel Neumann
“Os treinos foram muito positivos. Estamos dando continuidade ao trabalho feito na Sprint e já conseguimos liderar voltas rápidas. O Fraga ainda não conhecia o circuito, mas se adaptou muito bem e tenho certeza de que amanhã vamos brigar pelas poles e buscar mais uma vitória, para abrir vantagem no campeonato e chegar ao fim do ano com chances reais de título. Nosso maior desafio provavelmente será o cuidado com os pneus por conta das temperaturas, mas vamos acelerar com tudo até a bandeirada.”
Marçal Muller
“Essa pista é muito divertida, lembra bastante um circuito de rua, mas dentro de um autódromo. É um prazer estar mais uma vez junto com o Marçal e a Farben. Estamos muito confiantes, principalmente depois da etapa incrível que eles tiveram na Sprint. Além disso, é ótimo ter um parceiro que conhece bem o traçado, porque isso acelera muito a adaptação. Ainda tenho bastante análise de dados e onboards para fazer, mas amanhã vamos acelerar com tudo.”
Felipe Fraga
GP de Cascais – Lista de inscritos
Carrera
#7. Miguel Paludo e Alan Hellmeister
#13. Bernardo Sousa e Antonio Felix da Costa
#70. Lucas Salles e Rafael Suzuki
#88. Pedro Boesel e Enzo Fittipaldi
#118. Matheus Comparatto e Matheus Ferreira
#544. Marçal Muller e Felipe Fraga
#14. Carlos Campos e Thiago Vivacqua (S)
#27. Josimar Junior e Sergio Ramalho (S)
#29. Rodrigo Mello e Marcos Regadas (S)
#77. Francisco Horta e William Freire (S)
#80. Rouman Ziemkiewicz e Nelson Piquet Jr (S)
#87. Nelson Monteiro e Thiago Camilo (S)
#83. Marco Billi e Gaetano Di Mauro (S)
#95. Alceu Feldmann Neto e Gabriel Casagrande (S)
#100. Seba Malucelli e Marcos Gomes (S)
#888. Lineu Pires e Beto Gresse (S)
#11. Flávio Sampaio e Bernardo Pinheiro (R)
#12. Marco Pisani e Renan Guerra (R)
#15. Leonardo Sanchez e Rafael Martins (R)
#25. Paulo Sousa e Galid Osman (R)
#33 Bruno Campos e Nicolas Costa (R)
#38. Eric Santos e Gabriel Robe (R)
#74. Piero Cifali e André Bragantini Jr (R)
#85. Eduardo Menossi e Leonardo Reis (R)
#99. Wagner Pontes e Rafael Reis (R)
#911. Silvio Morestoni e Jeff Giassi (R)
#166 Miguel Caetano e João Posser (R)
(S) Sport
(R) Rookie
Challenge
#22. Caio Castro e Danilo Dirani
#23. Leonardo Herrmann e Vitor Baptista
#66. Sadak Leite e Fabio Carbone
#2. Luiz Souza e Bruno Bonifacio (S)
#45. Jose Moura Neto e Matheus Iorio (S)
#98. Cecilia Rabelo e Pietro Rimbano (S)
#21. Daniel Neumann e Gustavo Bandeira (R)
#55. Carlos Ruiz e Carlos Ruiz Jr (R)
#246. Rafa Brocchi e Vitor Genz (R)
#999. Claudio Reina e João Gonçalves (R)
(S) Sport
(R) Rookie
Cronograma – Etapa 7 – GP de Cascais (Horários de Brasília)
Domingo, 31 de agosto
05:25 – 05:45 – Classificação Q1 (Carrera)
05:55 – 06:10 – Classificação Q2 (Carrera)
06:20 – 06:40 – Classificação Q1 (Challenge)
06:50 – 07:10 – Classificação Q2 (Challenge)
10:00 – 12:30 – Corrida (2h30)
Sobre a Porsche Cup C6 Bank:
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.