Menu
in

Leo Sanchez e Rafa Martins lideram dia de treinos livres do GP de Cascais da Porsche Cup C6 Bank

Pela classe Challenge dupla do Porsche #66, com Sadak Leite e Fabio Carbone, anota o melhor tempo no Estoril

Texto por Rafael Gagliano

Menos de 24 horas depois da última bandeirada da etapa de sprint da Porsche Cup C6 Bank no Estoril, os motores dos carros de competição mais produzidos no planeta voltaram a rugir no tradicional autódromo português, desta vez para os treinos livres da segunda etapa de endurance do campeonato de 2025.

Foram realizadas cinco sessões de treino para o GP de Cascais, sendo a primeira exclusiva para competidores que não andaram nos últimos dias. Depois as duplas inscritas na corrida de 300 km que encerra a jornada da Porsche Cup C6 Bank em território português, tiveram a oportunidade de acertar as máquinas visando a tomada de tempo e a corrida de longa duração.

Pela Carrera, o melhor tempo deste sábado ficou com Rafael Martins. O competidor do carro #15, dupla de Leonardo Sanchez, anotou 1:39.299 na segunda sessão da tarde. No treino 1, a dupla mais veloz foi do Porsche #13, com os pilotos portugueses Bernardo Sousa e Antonio Felix da Costa. As sessões tiveram 15 e depois 11 carros da Carrera no mesmo segundo entre os 27 inscritos, prometendo entregar novamente o equilíbrio característico das corridas longas da categoria. 

Já na Challenge a dupla líder foi a do Porsche #66, de Sadak Leite e Fabio Carbone, com o tempo registrado pelo último no treino 1, 1:41.460. Depois de cravar com uma etapa de antecipação o título de sprint da classe Challenge Rookie na véspera, Daniel Neumann, competidor pernambucano de 16 anos de idade, anotou 1:41.785 em sua melhor tentativa, para liderar a sessão da tarde. Com dez duplas inscritas na categoria, o primeiro treino registrou cinco carros no mesmo segundo do líder, com a segunda sessão tendo quatro neste intervalo.

Neste domingo a pista será aberta pela manhã no horário local, com quatro sessões de treino classificatório, cada uma com 20 minutos de duração (duas pela Carrera e duas pela Challenge). Cada integrante das duplas precisa registrar tempo e a ordem de largada é estabelecida pela média das melhores voltas de cada membro das 37 tripulações participantes do GP de Cascais.

A largada está marcada para 14h locais (10h em Brasília), com previsão de 72 voltas ou 2h30 de duração. O regulamento particular da prova determina três janelas de paradas obrigatórias, via de regra, cada uma com de 6 minutos de duração. Elas serão abertas pelo carro líder, quando ele completar as voltas 16, 35 e 53, permanecendo abertas por 8 minutos. Para ser considerado válido, o pit-stop precisa acontecer dentro desta janela, necessariamente com a troca do piloto condutor. 

Na conclusão da volta 33, será apresentada bandeira marcando o fim do primeiro segmento da prova, que já atribui pontuação aos competidores, desde que tenham realizado um pit-stop válido. 

O campeonato de endurance tem a dupla do #544, formada por Marçal Muller e Felipe Fraga, na liderança. Eles anotaram a pole e lideraram os dois segmentos, para vencer o GP Paulo Pinheiro no Algarve há dois meses com direito à pontuação máxima.

Depois do GP de Cascais, o certame de provas de longa duração da Porsche Cup C6 Bank encerra sua temporada em Interlagos, com prova de 500 km designada para 22 de novembro.

O que eles disseram:
“Um dia que reservamos praticamente para o Rafa andar já que eu competi aqui na etapa sprint. Assim como nos últimos dias claramente temos um carro equilibrado e estamos animados para a classificação e corrida de amanhã.”
Leonardo Sanchez

“Feliz em estar aqui em Estoril, uma pista histórica para competirmos com um carro sensacional como é o Porsche. Estou contente com a marca de hoje, mas é só treino, amanhã começa de fato a disputa, mas estou confiante e focado para amanhã.”
Rafa Martins

“Nossa dupla sempre foi bem equilibrada e começamos bem nos treinos livres. Vamos trabalhar para largar na frente amanhã e lutar outra vez pelo pódio”
Sadak Leite

“O Sadak vem com boa performance no Estoril na sprint e estou confiante para mais um domingo positivo com o carro #66”
Fabio Carbone

“Fico muito feliz com os resultados que estamos conquistando, ontem o título e, agora, o melhor tempo no treino de hoje. Mas sabemos que ainda temos muito a trabalhar e analisar para manter essa posição amanhã.”
Daniel Neumann

“Os treinos foram muito positivos. Estamos dando continuidade ao trabalho feito na Sprint e já conseguimos liderar voltas rápidas. O Fraga ainda não conhecia o circuito, mas se adaptou muito bem e tenho certeza de que amanhã vamos brigar pelas poles e buscar mais uma vitória, para abrir vantagem no campeonato e chegar ao fim do ano com chances reais de título. Nosso maior desafio provavelmente será o cuidado com os pneus por conta das temperaturas, mas vamos acelerar com tudo até a bandeirada.”
Marçal Muller

“Essa pista é muito divertida, lembra bastante um circuito de rua, mas dentro de um autódromo. É um prazer estar mais uma vez junto com o Marçal e a Farben. Estamos muito confiantes, principalmente depois da etapa incrível que eles tiveram na Sprint. Além disso, é ótimo ter um parceiro que conhece bem o traçado, porque isso acelera muito a adaptação. Ainda tenho bastante análise de dados e onboards para fazer, mas amanhã vamos acelerar com tudo.”
Felipe Fraga


GP de Cascais – Lista de inscritos
Carrera
#7. Miguel Paludo e Alan Hellmeister
#13. Bernardo Sousa e Antonio Felix da Costa
#70. Lucas Salles e Rafael Suzuki
#88. Pedro Boesel e Enzo Fittipaldi
#118. Matheus Comparatto e Matheus Ferreira
#544. Marçal Muller e Felipe Fraga
#14. Carlos Campos e Thiago Vivacqua (S)
#27. Josimar Junior e Sergio Ramalho (S)
#29. Rodrigo Mello e Marcos Regadas (S)
#77. Francisco Horta e William Freire (S)
#80. Rouman Ziemkiewicz e Nelson Piquet Jr (S)
#87. Nelson Monteiro e Thiago Camilo (S)
#83. Marco Billi e Gaetano Di Mauro  (S)
#95. Alceu Feldmann Neto e Gabriel Casagrande (S)
#100. Seba Malucelli e Marcos Gomes (S)
#888. Lineu Pires e Beto Gresse (S)
#11. Flávio Sampaio e Bernardo Pinheiro (R)
#12. Marco Pisani e Renan Guerra (R)
#15. Leonardo Sanchez e Rafael Martins (R)
#25. Paulo Sousa e Galid Osman (R)
#33 Bruno Campos e Nicolas Costa (R)
#38. Eric Santos e Gabriel Robe (R)
#74. Piero Cifali e André Bragantini Jr (R)
#85. Eduardo Menossi e Leonardo Reis (R)
#99. Wagner Pontes e Rafael Reis (R)
#911. Silvio Morestoni e Jeff Giassi (R)
#166 Miguel Caetano e João Posser (R)
(S) Sport
(R) Rookie


Challenge
#22. Caio Castro e Danilo Dirani
#23. Leonardo Herrmann e Vitor Baptista
#66. Sadak Leite e Fabio Carbone
#2. Luiz Souza e Bruno Bonifacio (S)
#45. Jose Moura Neto e Matheus Iorio (S)
#98. Cecilia Rabelo e Pietro Rimbano (S)
#21. Daniel Neumann e Gustavo Bandeira (R)
#55. Carlos Ruiz e Carlos Ruiz Jr (R)
#246. Rafa Brocchi e Vitor Genz (R)
#999. Claudio Reina e João Gonçalves (R)
(S) Sport
(R) Rookie


Cronograma – Etapa 7 – GP de Cascais (Horários de Brasília)
Domingo, 31 de agosto
05:25 – 05:45 – Classificação Q1 (Carrera)
05:55 – 06:10 – Classificação Q2 (Carrera)
06:20 – 06:40 – Classificação Q1 (Challenge)
06:50 – 07:10 – Classificação Q2 (Challenge)
10:00 – 12:30 – Corrida (2h30)

Sobre a Porsche Cup C6 Bank:
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Escrito por Ferrari Promo

Leave a Reply

Sair da versão mobile