Marçal Muller é o mr pole position da Porsche Cup em 2025. Atual campeão, o piloto gaúcho ampliou sua coleção de troféus Mobil™ de pole position garantindo mais duas voltas imbatíveis para as corridas de sprint do GP de Cascais.
O carro #544 só deixou escapar uma pole no ano, quando largou em segundo em Interlagos. Em todas as outras ocasiões, Muller colocou seu Porsche na posição de honra, inclusive na prova de abertura do campeonato de endurance no Algarve, em dupla com Felipe Fraga.
Com a 15ª pole na Carrera conquistada no Estoril, Muller alcançou Ricardo Rosset como o quarto colocado no ranking de poles nos 20 anos de história da Porsche Cup. Considerando também sua passagem pela Challenge, Muller tem 24 poles na carreira com os carros de competição mais produzidos no planeta.
O GP de Cascais tem duas corridas curtas nesta quinta e outras duas na sexta, além da prova de endurance de 300 km no domingo.
Quali 1
A pista foi aberta com a classe Rookie e Leo Sanchez foi o primeiro a registrar um tempo competitivo, livrando 0.810s sobre Silvio Morestoni. Nos minutos finais da sessão, Morestoni recorreu ao Boost e se aproximou do tempo de Sanchez, sem entretanto superar o #15 no topo da tela de cronometragem. Bruno Campos foi o terceiro colocado.
Os carros da Sport vieram imediatamente a seguir, com destaque para Israel Salmen no início da sessão. Alceu Feldmann Neto então desbancou o #51 do topo da tela de cronometragem. Mas Rouman Ziemkiewicz a seguir superou a marca, para ser por sua vez batido por Miguel Mariotti. Os minutos finais foram frenéticos, com Marcos Regadas entrando na casa de 1:40.
Na volta da bandeirada, Alceu Neto anotou 1:40.352 para liderar. Lineu Pires estabeleceu o segundo tempo, com Mariotti em terceiro superando Regadas na última tentativa. A sessão foi extremamente disputada, com dez competidores dentro do mesmo segundo, inclusive com um “empate” entre Nelson Monteiro e Chico Horta, ambos com a marca de 1:41.060, mas com Monteiro na frente por ter estabelecido sua volta mais cedo.
A dois minutos da bandeirada da Carrera, Thiago Vivacqua cravou 1:39.851, livrando 0.299s sobre Antonella Bassani com o carro #72 patrocinado por Mobil 1.
Eis que Marçal Muller cravou 1:38.945 para liderar a sessão. Cristian Hahn era segundo, a 0.744s. Antonella, Vivacqua e Miguel Paludo completavam o top5 na volta final. E assim eles foram até a bandeirada. Esta foi a quarta pole de sprint em cinco tomadas de tempo do Porsche #544 em 2025 e a quinta em seis tomadas de tempo de 2025 considerando também a prova de endurance no Algarve.
Quali 2
A segunda sessão da Carrera foi iniciada mais uma vez com a classe Rookie, um pouco mais de uma hora após o fim da primeira, com a pista mais emborrachada e também mais quente. Como no primeiro quali, Leo Sanchez iniciou o trabalho na frente. Mas nos minutos finais acabou superado por Morestoni e Bruno Campos. O #2 ainda perderia sua melhor volta por track limits, mas a segunda marca de Morestoni era suficiente para garantir a pole da Rookie na corrida de domingo. Bruno Campos anotou o segundo tempo, com Eduardo Menossi em terceiro.
Na classe Sport, a tomada de tempo esquentou a parir de 3 minutos restando no cronômetro regressivo da sessão. Feldmann Neto, Regadas e Sebá Malucelli eram os mais velozes, nesta ordem. Mas ainda prevalecia no topo da tela de cronometragem da marca de Morestoni, registrada na sessão anterior.
Então Malucelli, Regadas, Pires e Feldmann Neto melhoraram. No minuto final havia muita gente buscando baixar suas marcas, mas dois incidentes separados (uma escapada de pista e uma rodada em outro setor) obrigaram os competidores a tirar o pé. Melhor para Sebá Malucelli, que garantiu a posição de honra na Sport com o Porsche #100.
O momento decisivo do quali veio com a entrada dos carros da Carrera, com Marçal Muller logo cravando 1:38.941. Hahn era segundo, e Comparatto terceiro. Paludo e Vivacqua completavam o top5 a um minuto da abertura da volta final.
Na volta final, Paludo tirou Hahn do segundo posto, em disputa entre o líder e o vice-líder do campeonato. Marçal seguiu imbatível para sacramentar mais uma pole. Comparatto e Vivacqua completaram o top5.
O que eles disseram:
“Estou muito feliz. Conseguimos algumas poles durante o ano, mostrando que estamos competitivos e agora não foi diferente. O time me entregou um carro muito bom, bem equilibrado e conseguimos mais uma vez o melhor tempo do quali. Espero fazer o meu melhor também no próximo quali e nas corridas e fazer tudo que está ao meu alcance para ganhar as corridas. Estou muito feliz também com a volta no segundo quali, mesmo passando um pouquinho em uma freada em uma das curvas.”
Marçal Muller, pole da Carrera nas corridas 1 e 2
“É muito importante conseguir dar o meu melhor na classificação. Consegui dar meu máximo e mesmo com a penalização de dez posições no grid temos chance de bons resultados. Gosto de correr no Estoril, onde o Senna venceu na F1 pela primeira vez e vou trabalhar para ganhar a minha primeira corrida de Porsche aqui também.”
Alceu Feldmann Neto, pole da Sport na corrida 1
“Fizemos um ótimo trabalho. Primeira vez na vida que eu fiz um pódio e ganhei uma corrida foi no Estoril. Tenho um carinho especial por Cascais, onde morei durante dois anos. Começamos bem no primeiro quali e agora vamos estudar para repetir no segundo.”
Leonardo Sanchez, pole da Rookie na corrida 1
“Muito importante essa pole. O primeiro quali não foi 100% e tivemos um tempo para estudar com a equipe e melhorar para ser o primeiro na categoria na corrida 2. Vamos buscar escalar posições na corrida 1 e tentar sustentar entre os primeiros na prova do domingo.”
Sebá Malucelli, pole da Sport na corrida 2
“Estou feliz demais, porque no primeiro quali passei para o mecânico a asa errada. Era muito perigoso e não dava tempo de voltar. Para o segundo quali ajustamos tudo e foi o que precisava para entregar o meu melhor e agradecer a torcida de todo mundo em Blumenau e Santa Catarina.”
Silvio Morestoni, pole da Rookie na corrida 2