Neste domingo (6), Matheus Comparatto fez sua estreia em provas de longa duração na Porsche Cup ao lado do piloto gaúcho e coach Arthur Leist. A bordo do carro #118 da equipe Furia REDRAM, a dupla teve uma atuação consistente no Autódromo Internacional do Algarve, em Portugal, conquistando um excelente segundo lugar geral após largar da sétima posição no grid.
A corrida começou de forma desafiadora, com Comparatto perdendo uma posição logo na largada, caindo para oitavo. No entanto, ainda na segunda volta já havia recuperado o sétimo lugar, e na sexta volta, subiu para sexto antes da primeira entrada do safety car. Após a relargada, a dupla manteve a posição até a abertura da janela de pit stop, sendo uma das últimas a parar no primeiro stint da prova — estratégia que se mostrou eficaz.
Com ritmo forte, Arthur Leist assumiu o volante na segunda parte da prova e seguiu escalando o pelotão. O piloto gaúcho ultrapassou três adversários e chegou à quarta colocação na 28ª volta, quando a equipe optou por realizar a segunda parada obrigatória.
De volta ao cockpit, Comparatto manteve o bom ritmo e aproveitou as oportunidades com inteligência estratégica, utilizando o push to pass de forma precisa. Na volta 33, já ocupava o terceiro lugar e, logo em seguida, avançou para a segunda colocação.
A dupla protagonizou uma disputa intensa pela vitória, em uma briga direta com os líderes da corrida. Leist e Comparatto demonstraram solidez, entrosamento e um desempenho técnico de alto nível, consolidando a evolução do atual campeão da F4 Brasil em sua temporada de transição dos monopostos para os carros de turismo.
Com o segundo lugar geral, a dupla do carro #118 escalou seis posições ao longo da corrida, provando estar entre os principais nomes da nova geração da Porsche Cup.
O próximo compromisso de Matheus Comparatto será entre os dias 28 e 29 de agosto, no Autódromo do Estoril, em Portugal, para a sexta etapa do campeonato Sprint.
O que eles disseram:
“Foi uma corrida muito boa. No primeiro stint, não estávamos com uma velocidade tão forte, mas ao longo da prova conseguimos desenvolver um bom ritmo. No final, o Leist estava muito rápido e nossa performance era bastante competitiva. Primeira etapa concluída, estou muito contente e agora é focar em dar o nosso melhor nas próximas.”
Matheus Comparatto
“Estou muito feliz. É minha primeira Endurance na Porsche. Já tinha corrido outras provas de longa duração, mas nunca aqui. Tivemos um ritmo muito forte durante toda a corrida, principalmente no último stint. Saí dos boxes já brigando pela vitória com o Fraga, que é meu concorrente em outras categorias. Sabia que não seria fácil. Estava muito difícil de passar — eu perdia um pouco de downforce na curva zero e não conseguia sair colado. Agora é trazer o carro para casa. Estou feliz por ter ajudado o Comparatto no campeonato Endurance e também no geral. Aprendi muito com esse time, que é muito bom, e estou feliz pela corrida.”
Arthur Leist