Olá, leitores do Nas Pistas! Eu sou Gerson Campos, apresentador do Acelerados e piloto da Porsche Cup Challenge. Vamos correr neste fim de semana no Estoril, uma pista lendária do automobilismo mundial. Quem é fã com certeza sabe que foi a pista da primeira vitória do Ayrton Senna na Fórmula 1 em 1985. São imagens icônicas que ainda rodam o mundo. E nos 30 anos da morte do tricampeão, a gente reviu essas imagens muitas vezes. Uma corrida épica na chuva, vários acidentes e ele mostrando ao mundo porque estava ali. Então, tem esse lado icônico da pista que é muito legal.
Belezas de Portugal
Além disso, Portugal é um país fantástico. Eu adoro. Já fui passar férias algumas vezes, sempre que possível ele está no meu roteiro. E andei com um carro de rua no circuito do Estoril. Se bem que era praticamente um carro de corrida, Porsche 718 GT4 RS. Fui ao lançamento desse carro a convite da Porsche, então pude dar umas 15 ou 20 voltas e lembro um pouquinho do traçado. Mas é claro que com um carro de corrida vai ser diferente.
Lembro que a freada para a curva 1 é muito forte, em descida. E você tem de aproveitar muito as saídas de curva. As zebras são baixas, então você pode usar os limites de pista. O que te impede usar mais é a caixa de brita. Então, é uma linha tênue entre abusar bastante e não correr o risco. É o último setor é extremamente técnico. Treinei muito no simulador para entender o que fazer ali. Aposto que vai ser um ponto de ultrapassagem.
Quem fizer melhor esse trecho vai fazer a Parabolica Ayrton Senna melhor e entrar na reta com chance de ultrapassagem. Ela, aliás, é uma curva super icônica, a última curva da pista. Quando andei lá com o Porsche de rua, fiquei muito impressionado com o raio dela, extremamente longo. E a saída também é um desafio. Ali deve ser um ponto de quarta marcha. Vai exigir bastante do acerto do carro para ter uma frente boa ali, não espalhar tanto.
Desafios da pista do Estoril
É uma pista em nível europeu. Ela é muito interessante em termos de segurança e tem zebras sempre bem cuidadas. É algo muito interessante para a gente. Quero aprender ao máximo o traçado.
Pessoalmente também é muito legal. Já pude correr nos Estados Unidos em Sebring, Homestead e Palm Beach em outras categorias. Vai ser minha primeira na Europa, em uma pista icônica. Gosto muito do desafio de pistas novas. Vai ser uma enxurrada de informações de sentimentos também, para saber se você está fazendo bem a curva. Na pista inteira, em que trecho você precisa melhorar?
Todas essas novidades são muito legais. O que a Porsche proporciona todo o ano, sempre mudando de circuitos, é sensacional.