in ,

Porsche supera Mercedes e vence as 12 Horas de Bathurst

Em prova afetada pela chuva, Matt Campbell, Laurens Vanthoor e Ayhancan Guven levaram a melhor em Bathurst, na Austrália

Evento em Bathurst teve vitória da Porsche em 2024
Evento em Bathurst teve vitória da Porsche em 2024 (Divulgação/Bathurst 12 Hrs)

As 12 Horas de Bathurst foram concluídas neste domingo (18), no circuito Mount Panorama. Debaixo de muita chuva, a Porsche triunfou no duelo contra a Mercedes. Matt Campbell, Laurens Vanthoor e Ayhancan Guven ajudaram a fabricante a vencer em 275 voltas a tradicional prova de resistência australiana, defendendo a equipe Manthey EMA.

O cenário das 12 Horas de Bathurst do ano passado se repetiu, quando Campbell e Jules Gounon duelaram pela vitória na parte final da corrida. O piloto da Porsche levou a melhor sobre o automobilista da Mercedes-AMG GT3, que tentava vencer pela quarta vez consecutiva. Gounon terminou em segundo correndo ao lado de Kenny Habul e Luca Stolz, pela SunEnergy1.

Foi a segunda vitória de Matt Campbell em Bathurst. O automobilista já havia obtido o feito em 2019. Recentemente, o australiano de 29 anos ganhou também as 24 Horas de Daytona no fim de janeiro, correndo ao lado do brasileiro Felipe Nasr e do bicampeão da Indy, Josef Newgarden.

A primeira metade das 12 Horas de Bathurst teve tempo seco. Entretanto, quatro horas de chuva desafiaram os pilotos antes que os pneus slick reaparecessem para a corrida final até a bandeirada.

“Isso é incrível, foi um dia difícil. Tiro o chapéu para todos, nem sempre estávamos correndo na frente. Não foi fácil em condições mistas. É fenomenal! Foi um pouco de gerenciamento de risco também, havia um pouco de água também. Chegamos lá no final”, descreveu Campbell, depois de cruzar a linha de chegada.

O belga Laurens Vanthoor venceu pela primeira vez em Bathurst. “É incrível, já fazia algum tempo que esperava por isto e sonhava”, celebrou. A lenda da MotoGP, Valentino Rossi, terminou em quinto lugar correndo com uma BMW pelo time WRT.

Classificação das 12 Horas de Bathurst

1º Manthey EMA – L.Vanthoor/A.Guven/M.Campbell – Porsche 992 GT3R
2º SunEnergy1 – K.Habul/J.Gounon/L.Stolz – Mercedes-AMG GT3
3º Wash It Team MPC – L.Talbot/C.Haase/K.van der Linde – Audi R8 LMS Evo II
4º Phantom Global Racing – J.Eriksson/J.Evans/B.Buus – Porsche 992 GT3R
5º Team WRT – V.Rossi/M.Martin/R.Marciello – BMW M4 GT3
6º National Storage Racing – B.Feeney/W.Brown/M.Grenier – Mercedes-AMG GT3 Evo
7º Scott Taylor Motorsport – C.Waters/C.Lowndes/T.Randle – Mercedes-AMG GT3
8º Mercedes-AMG Team GruppeM – M.Engel/F.Fraga/D.Reynolds – Mercedes-AMG GT3

Comentários

Loading…

Carlos Sainz, piloto da Ferrari

Sainz promete ajudar Leclerc na briga pelo título da F1 em 2024

Kalle Rovanpera WRC

Rovanpera abre o jogo sobre acidente sofrido na Suécia