Menu
in , ,

Virando a chave: a diferença de pilotagem do Stock Car para o Porsche Cup

Olá, leitores do Nas Pistas! Eu sou Nelsinho Piquet e neste fim de semana vou correr os 500 km da Porsche Cup, em Interlagos. Neste fim de semana divido o carro #80 com Rouman Ziemkiewicz.

Aproveitando o fato de correr nas duas principais categorias do país, hoje trago para vocês uma comparação de pilotagem do Porsche 992 e carro da Stock Car. Na Stock o carro tem menos downforce, grip, mais peso e por isso é um carro em que a gente pilota mais no limite, um carro que exige muita experiência do piloto.

Pela alta tecnologia embarcada em um carro da Porsche Cup, a pilotagem é mais amigável e facilita para pilotos com menor experiência. Para se ter uma ideia, um piloto que leva um segundo em uma volta no Porsche com certeza será ao menos dois segundos mais lento na Stock, justamente pelo carro não ter tanta tecnologia embarcada e depender mais do feeling do piloto.

https://naspistas.com/wp-content/uploads/2023/11/RECORTE-PIQUET.mp4

Outra coisa que muda bastante entre os carros é a temperatura interna, como o Porsche tem um motor traseiro, as temperaturas são bem mais baixas que o Stock Car e isso ajuda muito para diminuir o desgaste do piloto. O Stock pode chegar a 65ºC enquanto o Porsche não passa dos 45ºC no cockpit.

Em relação ao ponto de freada e retomada também tem diferenças, mas basicamente você consegue notar no volante que a tocada no Stock Car é mais no limite enquanto no Porsche Cup é mais suave. Para ilustrar o que estou explicando, separei duas onboards em Interlagos e vocês podem observar a diferença na maneira de pilotar cada um dos bólidos. Espero que vocês tenham gostado, em breve eu retorno com mais conteúdos.

https://naspistas.com/wp-content/uploads/2023/11/Stock-Interlagos.mp4

Escrito por Nelson Piquet Jr.

Leave a Reply

Sair da versão mobile