No último domingo (25), foi concluído o Rally do Quênia em Naivasha. Assim, a sétima etapa do Campeonato Mundial de Rally (WRC) apresentou uma brava atuação do piloto queniano McRae Kimathi, que correu em casa e mostrou suas habilidades no WRC Safari Rally.
Kimathi, que teve Kioni Mwangi como co-piloto, conseguiu uma evolução. Desse modo, o piloto queniano garantiu um terceiro lugar na categoria WRC3, paralela à modalidade principal de rali, além da 20ª posição geral no WRC. Então, ocorreu uma melhora de Kimathi com relação ao desempenho do ano passado, quando terminou em 23º.
O italiano Domínguez Diego Jr foi o vencedor da WRC3 no Rally do Quênia, enquanto o canadense Bailey Jason terminou na segunda colocação.
“Este rali foi um dos mais difíceis que já experimentei”, disse Kimathi, logo após o término da corrida. “Prometemos entregar e, de fato, demos o nosso melhor. Essa conquista me motiva a continuar superando meus limites e buscar a excelência, pois agora mudo meu foco para o KNRC”, concluiu. Desse modo, o queniano se referiu às disputas locais de seu país, através do Kenya National Rally Championship.
Outros jovens quenianos marcaram presença no evento, como Jeremiah Wahome e Hamza Anwar. No entanto, ambos tiveram problemas mecânicos ao longo da prova.
Ogier derrotou Rovanperä no Rally do Quênia por somente seis segundos
O fim do Rally do Quênia foi emocionante. Assim, o francês Sébastien Ogier derrotou o atual campeão, o finlandês Kalle Rovanperä. Ogier chegou na frente de Rovanperä com uma diferença de somente 6,7 segundos, logo após 355 km de percurso no país africano.
Sébastien Ogier é octacampeão do WRC e, na atual temporada, é o terceiro colocado com 98 pontos. Portanto, está a 42 do líder Kalle Rovanperä. A justificativa se dá pelo francês ter ficado de fora de duas etapas do Campeonato Mundial de Rally, na Suécia e em Portugal.
Completou o pódio, na terceira colocação do Rally do Quênia, o britânico Elfyn Evans. Em quarto, despontou o japonês Takamoto Katsuta. Dessa forma, a Toyota emplacou os quatro primeiros na etapa africana do WRC.