Detentor atual do título do Campeonato Mundial de Rali (WRC), o finlandês Kalle Rovanperã venceu mais uma etapa da competição. Assim, o piloto da Toyota ganhou o Rally da Estônia, ao lado do co-piloto Jonne Halttunen. A série, oitava da temporada 2023, foi concluída no último domingo (24).
A etapa é nova no calendário do WRC, estreando no campeonato em 2020. Aliás, o Rally da Estônia foi o primeiro a ser realizado, depois da paralisação causada pela pandemia de Covid-19. Entretanto, a rodada deve ser excluída da programação do ano que vem, sendo substituída pela etapa na vizinha Letônia.
A decisão desagradou os pilotos. Afinal, o Rally da Estônia é um dos favoritos dos competidores, devido às etapas rápidas e desafiadoras, além da elogiada organização e o grande público que prestigia o evento.
Assim, a provável decisão deve ocorrer por conta de cortes orçamentários do governo do país. Mesmo com a possibilidade do evento não aparecer no calendário de 2024, o Rally da Estônia deve voltar nas temporadas seguintes, pois o WRC prepara um contrato de três anos.
“Estamos conversando com os estonianos sobre um compromisso de médio prazo e vários anos entre o ERC e o WRC”, disse o diretor do WRC, Simon Larkin, ao portal Motorsport, mencionando também o Campeonato Europeu de Rali (ERC).
Pilotos exaltam Rally da Estônia: “É assim que um evento do WRC deve ser”
Com a possível não-realização do Rally da Estônia no ano que vem, o vencedor da edição encerrada ontem (23), Kalle Rovanperã, lamentou. “Este rali é uma diversão à altura. Adoro as etapas e o evento está muito bem organizado. É uma pena não estarmos aqui no próximo ano”, declarou ao Motorsport o finlandês, que lidera o WRC desta temporada.
Segundo colocado no Rally da Estônia, o belga Thierry Neuville considera um erro a ausência da etapa em 2024. “É assim que um evento do WRC deve ser. Acho que é único e espero que no futuro tenhamos mais eventos desse tipo. Em termos de organização, tudo foi perfeito do começo ao fim”, opinou, acrescentando que os espectadores apreciavam um show com a atmosfera criada pela disputa.
Por fim, o diretor do Rally da Estônia, Urmo Aava, acredita que a decisão sobre a presença ou não da etapa em 2024 acontecerá no próximo mês. Mas admitiu que não existe uma garantia orçamentária.
“Estamos conversando internamente com o governo e com nossos patrocinadores do setor privado e precisamos tomar uma decisão em agosto. E espero que essa decisão seja positiva nos próximos três anos”, falou ao Motorsport. A próxima etapa do Campeonato Mundial de Rali acontecerá na Finlândia, entre 3 e 6 de agosto.